Pular para o conteúdo principal

Destino monótono.


–  Esse dia vai ser como o de ontem – abriu um sorriso conformado.
Andou até a frente ao espelho oval  e ele revelava uma linda mulher escondida com maquiagens pesadas. Sua mão deslizou seus sedosos cabelos negros para trás e seus olhos estudaram suas vestes para sua forma mais casual, não queria parecer o que realmente era: com um pequeno vestido vermelho com um chamativo e avassalador decote que valorizava de tal forma os seus seios. Esse vestido era formoso, não era vulgar, seu tecido parecia ou era seda. Suas pernas se estendiam com um aroma de óleo de uva. Estavam atraentes, mesmo não sendo maravilhada com belas pernas – elas estavam, devidamente, atraentes. Com um salto alto e novamente com uma maquiagem pesada, ela se retirou do seu quarto.
– Ah, o perfume. – o dia não foi totalmente como ontem – se perfumou. Agora voltou a caminhar para o seu destino monótono.

Desceu as escadas do seu prédio, não suportava elevadores, mas desceu com elegância. Seu olhar para cada parte da parede ou para algum vegetal, era com sedução. Demonstrava estar sendo filmada e cada detalhe era de mais extrema beleza. O porteiro a olhou, ela não percebeu. E como câmera lenta, forçou com sua mão a porta para sair. Mal respirou e voltou a caminhar – os olhares eram inevitáveis – como todos os dias – pensava. As ruas da cidade estavam agitadas e inúmeras vozes eram mal interpretadas – veículos ferozes motoristas estressados e mães preocupadas com seus filhos nas ruas. Observa atentamente tudo aquilo. Becos onde humanos viviam – ou pensavam que viviam – crianças com fome e intercedendo por alguma comida. – É esse dia vai ser como o de ontem, não tem escapatória – entrou num desses becos. Abriu uma porta enferrujada. E o seu mundo parou – não sabia o porquê, mas pensou em tudo que tinha feito naquele ano. A mesma coisa de sempre, os mesmo erros e as mesmas perspectivas.

Ela tinha um bom emprego, mas aquilo não era uma carreira. E quando sua mente calculava todo esse fator do seu humano, ela começava a chorar. Não chorar por tristeza – isso já passou há muito tempo – chorar por não ter mais força para lutar. “Vamos, Vic” – ordenou uma voz ao fundo e a moça voltou ao seu mundo real. Ela tentou caminhar para o seu “escritório”. E quando abriu a porta, viu um sorriso se abrir para ela. Fazia tempo que não presenciava um sorriso daqueles. “Tenho especificamente uma hora com você e quero nessa hora te fazer a mulher mais desejada no mundo” se apresentou o homem. Ela nada falou. Isso para ela já não fazia mais nenhum sentido – apesar de quê seu coração gostou daquilo. Começou a despir-se. Seu corpo era completamente atraente. Ele hipnotizou-se. Ela não entendia, mas não demonstrava. Foi até a ele e o sorriso bobo ainda estava em seu rosto.

– É esse dia vai ser como o de ontem – pensou. Ela pensa "como vim parar aqui" - "Estou fazendo tudo que posso". Ela cai ao lado dele. Ele novamente sorri. “Obrigado... Queria te falar mais uma coisa” – na verdade ele falou algumas coisas no seu ouvido, mas ela não se importava mais.

 E pela primeira vez naquela hora ele saiu triste. Seu expediente acabou e o dia estava chuvoso. Ela tenta voltar para casa. E novamente como uma câmera lenta, ela abre a porta principal do seu prédio e caminha cansada em direção as escadas. Ele olha para ela, mas ela não percebe. E ao tentar abrir a porta, ela ver uma carta. “Queria te falar que esse dia não foi como o de ontem, queria te falar que toquei o seu corpo com a mais humilde e ternura possível. Queria te falar que você não percebeu isso”. Então ela chora. Ela chora por que conseguiu mudar o dia de alguém, mas ninguém conseguiu mudar completamente o dela.


"Um texto bem antigo escrito por mim, espero que gostem". 



Comentários

  1. Profundo e lindamente belo.
    Já me senti assim algumas vezes.
    e por achar que mtas vezes "o dia de hoje será igual ao de ontem" que a gente perde oportunidades boas como a da personagem.

    Me encantei pelo texto! Parabéns! Muito bem escrito e repleto de sentimentos.

    Feliz dia das Mulheres!!

    Beejo

    ResponderExcluir
  2. Um pouco subjetivo, mas muito bem escrito. Uma boa leitura para um dia como este. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. A melodia, não só desta vez, foi suave e explendidamente escrita. As palavras foram sedutoras, justo com a personagem que seduziu plenamente o decorrer da história. O charme de cada letra fez viver e irradiar naturalidade, emoção e ternura e, além do mais, a leitura deste conto faz-nos extasiar de certo modo ao compreender o bravo sentido que ela nos trás. (Desculpem-me, mas não me controlei e, devidamente, inclui outros pensamentos em torno dos meus, ou a favor dos meus).
    Bom, somos assim, conseguimos encontrar algo para as pessoas, embora nunca achemos o que de nós ficou perdido. Conseguimos aplaudir as pessoas, mesmo que ninguém reconheça quem somos e nunca, na vida, nos aplaudam. Conseguimos lutar pelos outros, ainda que ninguém seja capaz e nem tenha força e muito menos garra suficiente para lutar por nós.
    Inclusive, muito bom ter posto o texto justo hoje, dia da mulher, fazendo-nos lembrar que, apesar de tudo, cada mulher, e se posso dizer cada pessoa, têm seu charme. E, aliás, só a mulher nunca perde seu brilho eficaz que o próprio Deus criou-nos e ela própria se conduziu a extremidade de seu glamour :)

    Texto muito exemplar! Adorei!

    Beijos e feliz dia internacional da mulher, Arih. Parabéns!

    Com amor,
    Cynthia ;*

    ResponderExcluir
  4. Essa monotonia não persegue apenas a bela moça de rotina triste, mas todos os que possuem uma rotina. Uma hora ou outra há quem se sinta assim.
    Fico contente que tenha tirado esse texto da gaveta, foi uma leitura plena, a que eu tive aqui. Imaginei todas as ações que pareciam estar ocorrendo em tempo real para mim.
    Você consegue me surpreender a cada linha, e no final, que penso já saber como vai ser, engano-me, pois mais uma vez sou surpreendida. É de costume os seus textos me envolverem no início, no meio, e no fim.

    Beijo grande Arih. ^^

    ResponderExcluir
  5. Feliz dia da Mulher querida!
    Beijos meus

    ResponderExcluir
  6. Pra lá de subjetivo, não? Bem escrito e com pitadas ácidas e até mesmo um pouco cheias de revolta e dúvidas. Eu gostei, Arianne.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Pois é, eu entendi perfeitamente. Ela não era uma mulher qualquer e sim, uma prostituta. E como todos os dias, nada mudava, não é? ELa conseguiu mudar um dia de um homem, mas nenhum conseguiu mudar o dia dela. Parabéns, Arih.

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não estava em condições de ler seu texto hoje. Mas quando começei a passar os olhos por ele, não resistir e continuei a lê-lo. Não tão somente ler, passei a absorvê-lo.
    A imaginar a moça, o lugar por onde passava e a ir descobrindo aos poucos aonde ela estava indo. Não era um dos melhores lugares, não era aquela a melhor das rotinas. Me vi nela por alguns segundos, me imaginei ali, embora a minha essência seja brutalmente diferente da dela, eu me caracterizei na cena. Talvez eu me sentisse assim como ela, talvez me sentisse pior.
    Ela conseguiu mudar o dia de alguém, mas o dela ninguém ainda conseguiu. Isso foi o clímax da estória.

    Tem selinho para você no meu blog.
    Grande beijo;

    ResponderExcluir
  9. Isso de dia é tão relativo. Tem dias em que fazemos exatamente a mesma coisa e um pode ser péssimo e o outro maravilhoso. Não sei, mas a arte de mudar o dia de alguém, abrilhantá-lo, e ter o seu também mudado, é mais de destino que de planejamento. Em todo caso, vou começar a descer pelas escadas... também não suporto elevadores.

    Abraço! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Diferente o texto, porém de bela escrita e moral.
    Achamos que tudo será igual, mas sempre, acabamos mudando algo na vida de alguém sem que se perceba.
    Se a vida é monotona, só depende de nós para muda-la. Tenhamos atitude para sair da rotina!
    Beijos Arih *-*

    http://ribeiroap.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Arianne, texto diferentemente belo! Descrições impecáveis, uma forma incrível de nos contar a história, não deixando tudo claro desde o início, guardando a "surpresa" para o final. Parabéns, muito bom mesmo!
    seguindo.

    beijos, Amanda.
    http://amanndag.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Escondida. Revelada pelo espelho oval naquilo que não estava refletido. Sua falta. Paradoxo. A beleza que tinha. Maquiagem pesada que esconde a beleza. Novamente sua falta. Novamente maquiagem pesada.
    Dia monótono. Sorriso conformado. Igual a ontem. Mas a fragrância, perfumada, altera o destino comum.
    Chamava atenção por sua beleza! mas qual, se estava camuflada pelo realce de cosméticos. A maquiagem acentua a beleza ou a escamoteia?
    Chorava por um suposto fracasso, pelo fracasso universal - pelo seu - mas uma voz a faz cair na real. Qual a realidade nisso tudo? O que está coberto ou o que está exposto?
    Dentro ou fora do corpo? Intermediário? Fronteiriço? seu corpo mudou o dia de alguém. Ela mudou o seu corpo. Mas naquele bom emprego, que não era sua carreira, nada muda. Monotonia.

    ResponderExcluir
  13. Um texto lindo, gostei imenso! Gosto imenso da forma como as tuas histórias nos prendem até saber o final. :)

    ResponderExcluir
  14. uauau obgado por sua visista lá em casa. Seu texto fcou ótimo as veses rever antiguidaes ativam as novidades, bela idéia, pra vc bjos, bjos e bjosssssssssssss

    ResponderExcluir
  15. Oi Arih,
    Adorei o texto e o arremate do texto, sobre mudar o dia de alguém.
    Eu fui no seu blog sobre moda, mas não consegui ver as fotos.
    Bjkas e uma ótima noite para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  16. Belo texto.
    Passando pra desejar um Feliz Dia internacional da mulher
    Fiz um texto pra voces,mulhers.
    Beijos
    ...................
    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  17. Todas as vezes q passo por aqui e leio um de seus textos não posso deixar de dar os Parabéns! Eu me infiltro nas suas linhas! é tudo tão bem escrito e elaborado. Parece até que leio um capítulo de um livro..

    ah, Ari!!Feliz dia da mulher! E saiba q é muito bom passar pelo seu blog. Adoro ler seus textos!! Eles me expiram... E msm n te conhecendo já gosto de vc só pelas suas palavras =)

    tenha uma linda noite! beijos

    ResponderExcluir
  18. "E eu me vendo como um brinquedo torto. E eu me vendo como uma estátua." ♫
    O texto é lindo e a sua afinidade com as palavras, como você já deve saber, é incrivel.
    "Ela chora por que conseguiu mudar o dia de alguém, mas ninguém conseguiu mudar completamente o dela." E essa é uma das coisas mais sensíveis e bonitas que já li. Parabéns.

    ResponderExcluir
  19. Triste...
    Mas belo...
    Gostei!!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.

As minhas aventuras com Eduardo Galeano l Resenha #01

Memorizar datas sempre é uma tarefa difícil para mim, por isso que eu não quero arriscar uma data específica do dia que conheci, de fato, o escritor Eduardo Galeano. Chuto dizer que o conheci em meados de 2010, e o lugar do encontro não poderia ter sido melhor: numa biblioteca pública do estado de Pernambuco, localizada no centro da cidade do Recife. Foi através de um amigo que pude conhecer Galeano e os seus infinitos abraços através de grandes histórias.   Uruguaio, Eduardo Galeano (1940-2015) traz em seus textos uma mistura de inquietações que nos são poeticamente compartilhadas. A beleza, a emoção e o sofrimento sendo descritas em poucas linhas e que nos transbordam com reflexões. A minha primeira leitura de Galeano foi “O Livro dos Abraços”, da editora L&PM, com tradução do Eric Nepomuceno. E, segundo o tradutor, Galeano foi o único escritor a revisar com ele todas as linhas das obras traduzidas antes de serem oficialmente publicadas no Brasil. Isso mostra o carinh