Pular para o conteúdo principal

Falando do Caio F. de Abreu.


E quem não conhece o Caio? O conheci por acaso e não me arrependo do envolvimento intenso que tivemos. Ele me surpreendia a cada linha e me deixava encabulada em cada verso. Um verdadeiro poeta doce e sem medo. Para minha vergonha, li apenas uma de suas obras “Os Dragões não conhecem o Paraíso, contos.” Porém, pretendo lê-lo loucamente durante minhas férias. Ele me mostrou um lado intimista masculino que nenhum outro autor já teria feito, pelo menos no Brasil. E se tiver, por favor, me digam nos comentários. Sua escrita é angustiante e ao mesmo tempo me enraiada felicidade. O que sinto? Realmente não sei. “Apontado como um dos expoentes de sua geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo, de morte e, principalmente, de angustiante solidão. Apresenta uma visão dramática do mundo moderno e é considerado um "fotógrafo da fragmentação contemporânea".” – wikipedia.  


"Eu sei que vou. Insisto na caminhada. O que não dá é pra ficar parado. Se amanhã o que eu sonhei não for bem aquilo, eu tiro um arco-íris da cartola. E refaço. Colo. Pinto e bordo. Porque a força de dentro é maior. Maior que todo mal que existe no mundo. Maior que todos os ventos contrários. É maior porque é do bem. E nisso, sim, acredito até o fim. O destino da felicidade, me foi traçado no berço". Caio Fernando de Abreu.

Blogspot do Caio Fernando de Abreu: http://caio-fernando-abreu.blogspot.com/

"Tô me afastando de tudo que me atrasa, me engana, me segura e me retém. Tô me aproximando de tudo que me faz completo, me faz feliz e que me quer bem. Tô aproveitando tudo de bom que essa nossa vida tem. Tô me dedicando de verdade pra agradar um outro alguém. Tô trazendo pra perto de mim quem eu gosto e quem gosta de mim também. Ultimamente eu só tô querendo ver o bom que todo mundo tem. Relaxa, respira, se irritar é bom pra quem? Supera, suporta, entenda: isento de problemas eu não conheço ninguém. Queira viver, viver melhor, viver sorrindo e até os cem. Tô feliz, tô despreocupado, com a vida eu tô de bem."

Que seja doce, Caio! E, então? O que é o Caio para você? 

Comentários

  1. Se procura realmente a leitura sobre alguém intimista masculino, não é somente o Caio que vc conhece, rsrs... Isso é o que tento fazer no meu blog (claro que ainda não sou um expext)
    Muito legal a forma que ele escreve, confesso que ateh copiei o primeiro pequeno texto e vou postar no facebook...
    Gostei do arco iris que ele tira da cartola, rsrsrs...
    Ah, e naum pense que seu selo não vale mta coisa, pois vale sim, e vale muito, para mim vale! Pois acho que as atitudes mas simples da vida, são as mais belas!
    Vulgar... Minha mente pode ser pervertida, mas vulgar jamais... Fico feliz por vc tr reconhecido isso!

    Um grade abraço! E obrigado.

    www.mentepervertidagm.blogspot.com

    Nossa, como está frio aki! Uhhh...
    Rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Uma bela opção de postagem, uma inteligente escolha, vc sempre premiando suaqs visitas com estas delicias e do Caio fica ainda melhor, pra vc por esta delicadeza bjos, bjos e bjossssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Caio será pra sempre o melhor escritor que já li, ele é incrível e será eterno.

    postagem de um ano do Nova perspectiva agradecendo aos meus mais queridos amigos blogueiros, você está lá, corra pra ver.
    http://denovomaisumavez.blogspot.com/2011/11/um-ano-de-nova-perspectiva.html

    ResponderExcluir
  4. Caio é muso-divo forever. Perfeito sempre, nem há o que dizer mais desse amor que sentimos por Caio, néam?

    Um beijo, flor, seja muito bem-vinda ao meu blog, também vou acompanhar o teu.

    ;)

    ResponderExcluir
  5. Bem, sem dúvidas Caio está com tudo com esta nova geração. Acho que ele resume bem essa galera. Que são pessoas que se preocupam com o seu próprio bem estar, correm atrás da sua felicidade, se jogam no amor e se permitem viver as alegrias e as dores desse sentimento. Ou seja, Caio traduz muito bem isto. Li "Morangos mofados" na faculdade e enlouqueci, fazia tempo que não sentia aquela identificação tão grande! Eu sou completamente apaixonada por ele <3
    Amei seu blog, de verdade. Estou te seguindo BEIIIJOOOOS

    ResponderExcluir
  6. Arianne, o Caio conseguiu expressar com maestria a dor do amor e do desamor em toda a extensão. Conseguiu juntar todas as palavras que precisamos nestes momentos e às vezes só conseguimos ficar calados, congelados pela dor.

    Grato por sua especial visita e pela dica. Vou tentar...

    Abraços,

    Nilson

    ResponderExcluir
  7. eu só tô querendo ver o bom que todo mundo tem.
    E temos, e neste pequenos trechos postado por vc, temos o melhor do Caio, uma escrita fluente e legível. Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Caio é inspiração, é talento, harmonia de letras.
    Sem dúvidas, existem milhões que se espelham nele, e com razão.
    :D

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelo comentario e dica! O design já foi alterado, ainda não nos tinhamos apercebido desse problema :)
    Bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz por teres gostado! Obrigada, querida!
    Beijinhos enormes! :D

    ResponderExcluir
  11. Lindo tb aqui Arianne.Obrigada pelo carino
    beijo

    ResponderExcluir
  12. Caio, aquele amigo da cabeceira que parece falar a coisa certa,na hora certa. (;
    Bem vinda no Pratododia. beijos

    ResponderExcluir
  13. Em palavras simples, 'entendíveis' em qualquer escala, Caio falou com coragem/sem pudor dos sentimentos comuns à todos os mortais: amor, perdas, solidão, sofrimento, paixão,... É querido, admirado por uma legião de novos fãs. Infelizmente, só agora, depois de morto, teve seu valor merecivelmente reconhecido.
    Bisous.

    ResponderExcluir
  14. Lindo Caio.. Esse sorriso que encanta e convida para lermos suas obras, rs ^^
    Não há palavras que o descrevam melhor.
    Adorei o post.
    Um beijo,
    e obrigada pela visita em meu blog :)
    Volte sempre! :*

    ResponderExcluir
  15. Oie Lindona

    Olha adoro Caio, intensidade pura ele anda por aí contando um pouco de muitos por aí rsss.
    Obrigado pela visita, volte sempre, tem espaço na casa e no coração,(frase de caio) rsss.

    Final de semana deliciiiaaa pra vc.

    beijos.

    ResponderExcluir
  16. Muito legal. Tenho visto ele aí, no Face, Blogguer...
    Realmente ele é muito bom.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá,Arianne!!

    Pra mim o Caio é descoberta...estou sempre descobrindo algo dele, que me encanta e surpreende!
    *Obrigada pela visita!!Seja sempre Bem-Vinda!
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi moça,
    vim conhece-la. Sou poesia sempre não só por ser apaixonada.

    Caio é uma inspiração, uma devoção.

    E por isso venho
    Estou aqui.
    Procuro palavras,
    coisas e fatos,
    que nos meus relatos
    te façam sonhar.

    Que não o deixem
    esquecer a doce magia
    que nasceu um dia,
    num simples teclar

    Te deixo meu rastro poetico.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Esse Caio sabia das coisas! Disso não tenho dúvidas! Valeu pela visita e comment, querida! Bjz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.

Numa dessas prévias de carnaval

           O dengo dela era farsa. Tudo o que eu descobri foi um sorriso de criança que se apaixonava pelos motivos errados. Amiga dos meus amigos, minha amante nas drogas. Não sei ao certo a idade que ela tinha, mas vendo pelo lado da sua irresponsabilidade e da depressão escondida por trás daquela máscara, eu arrisco uns 20. Morena, uns 1,60 de altura, leve como uma pluma (uns 44 kilos) e olhos que me revelavam tudo e ao mesmo tempo nada. Olhos que me inquietavam. Na verdade, sendo direto a esse ponto, seus olhos eram cor de mel. A encontrei quando estava sendo arrastado por um bloco e ela por outro - e, naquelas ruas do Recife, nos deparamos. Numa dessas prévias de carnaval, ela sorriu com cinismo e me puxou para o clima dela. Me fez dançar toda aquela tarde escaldante, e não cansei. Não cansei de estar perto daquela menina perdida e sem previsão de saída. Ela tinha toda aquela energia que me deixava com vontade de ficar. Uma personagem completamente perdida no mundo das fantas