Pular para o conteúdo principal

Questionamento


"Às – todas – vezes pensamos que uma jura prometida nunca será cumprida. Quando as duas almas se encontram e proferem entre si coisas agradáveis aos mesmos – sabemos que não vai acontecer. Mas por que jurar? Sabe-se que o nosso eu será orgulhoso demais para cumpri-lo? Os momentos são tão belos assim para criarmos uma ilusão com o nosso próprio ego? Fisicamente estou deprimida, estou incomodada de não ter respostas concretas para minhas respostas. Acrescento a limitação dos profissionais em tentar responder as minhas questões. Por que juramos? Apenas pelo momento ser belo? Uma palavra cochichou em meus ouvidos – promessas – Ah, a promessa.  Ela existe também, talvez seja prima da palavra: jura ou irmã do medonho: prometemos. Quaisquer parentescos que seja, elas tem o mesmo álibi."

Terminou de anotar o seu momento na máquina de datilografia – herdada de sua mãe. Respirou um pouco olhando para o nada, tentando se própria entender, ela queria entender como funcionava o sistema das palavras no mundo, se ela morava nele tinha o pleno direito de entendê-lo. Mas sempre que surgia uma resposta outra perguntava vinha à tona, e o grau de dificuldade se elevará. Pois a cada vitória da humanidade um regresso é notado entre outros - seria esse o ciclo?  A sua companhia toca e demora um pouco para notar. Era o jornaleiro. Todas as quintas ele estava lá, cumprindo com o seu dever de informar a todos do seu bairro – inclusive a própria. Ela não percebeu que essa epifania tinha a tomado ao encará-lo. Não, o seu olhar não era de malícia ou desejo – era um estudo momentâneo. E como – possivelmente – a todos os seres masculinos, aquele olhar se fora considerado maldoso.

A partir de trinta segundos, o mundo se tornará real e ela perceberá que o mundo não é apenas feito de juras, promessas ou outras formas de se interligar alguém ao mundo ilusionário. O mundo também é ocorrido de atos – bons e maldosos – fatos intensos e deprimentes ou fatores que se repugna ao próprio ser que se denomina humano. Pela primeira vez o efeito do seu questionamento era respondido – apenas por um olhar. Ele abriu um sorriso – ato maldoso – Ela deixou sua boca entreaberta espantada – fato intenso. Ele a agarrou – fator repugnante. Definitivamente aquele não seria o modo que desejará para descobrir o mundo – infelizmente apenas conhecia o mundo ilusionário – Acreditava conhecer um pedacinho da verdade. Seu portal de decodificação para as palavras era intruso. Seu vocal agora não tinha voz. Seus instrumentos para o domínio no seu mundo agora eram fracos para rebater sua defesa. O jornaleiro.

Nada mais se poderia fazer? A limitação estava nela agora. Apenas fechou os olhos.

Comentários

  1. São assim q essas coisas acontecem, quando menos imaginamos... Vc usa bem as palavras, deixa a gente ciente do que aconteceu sem usar palavras vulgares. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Bianca Carvalho19 dezembro, 2010

    Muito bom, incrível. ^^
    O interessante é a que nós se colocamos nos lugares das protagonistas... Não que não nos falte o entendimento para criar a cena, mas é que torna-se mais real. E como o anônimo falou ai em cima, as coisas acontecem quando menos imaginamos!

    ResponderExcluir
  3. Que liindo seu blo *O* Adoreei demais e já estou te seguindo '-'
    http://www.girlteen-vip.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Flor, que texto lindo.
    Fiquei encantada *-*
    Parabéns, você tem um dom.
    Adoro teu blog, tô sempre por aqui.
    beijo :*

    ResponderExcluir
  5. Ainnn gostei dos teus textos!
    Se poder dá uma olhadinha nos meus?
    Bjoo :**
    http://gabifonsecablogspotcom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que conto triste. E tinha que ser logo um jornaleiro? Poxa.. Nunca tinha vindo no blog e adorei.
    Concordo com absolutamente tudo isso das promessas.

    =*

    ResponderExcluir
  7. Se eu não me engano o filme "plano B" é com a atriz e cantora Jennifer Lopez.

    Eu particularmente adoro contos de drama. Filmes tbm!

    Se posta algo dramático é porque seu coraçãozinho está abalado com algo. Quando estou triste,posto coisas tristes e quando estou feliz,posto coisas felizes!

    Percebi que não estava seguindo seu blog! Agora passei a seguir viu?

    Segue-me tbm amoree?

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. É bom sim se questionar em certas situações da vida,
    passamos por coisas que certamente pra aprendermos com nossos proprios erros e acertos.

    Aposto que ela passará a ser real para vida daqui em diante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.

Numa dessas prévias de carnaval

           O dengo dela era farsa. Tudo o que eu descobri foi um sorriso de criança que se apaixonava pelos motivos errados. Amiga dos meus amigos, minha amante nas drogas. Não sei ao certo a idade que ela tinha, mas vendo pelo lado da sua irresponsabilidade e da depressão escondida por trás daquela máscara, eu arrisco uns 20. Morena, uns 1,60 de altura, leve como uma pluma (uns 44 kilos) e olhos que me revelavam tudo e ao mesmo tempo nada. Olhos que me inquietavam. Na verdade, sendo direto a esse ponto, seus olhos eram cor de mel. A encontrei quando estava sendo arrastado por um bloco e ela por outro - e, naquelas ruas do Recife, nos deparamos. Numa dessas prévias de carnaval, ela sorriu com cinismo e me puxou para o clima dela. Me fez dançar toda aquela tarde escaldante, e não cansei. Não cansei de estar perto daquela menina perdida e sem previsão de saída. Ela tinha toda aquela energia que me deixava com vontade de ficar. Uma personagem completamente perdida no mundo das fantas