Pular para o conteúdo principal

A idosa



Olhos opacos com um falso azul da velhice deslumbravam uma toda geração prolífera da sua juventude. Um filho, outro outro e outro demonstraram depois de alguns anos seus filhos ali prostrados à mesa com seus outros filhos. Suas mãos apresentavam a fragilidade de aconchegar em seu colo seus netos energéticos, seus olhos escondiam a sensação do limite posta em seu corpo. E seus lábios secos eram umedecidos com água sem gosto; possivelmente lembra-se do passado por um breve relance e regozija-se por inteira da sensação prazerosa que já sentira. Seus cabelos um dia soltos e lançados ao vento de uma manhã de pleno verão; seu corpo  firme com uma belíssima peça de bolinhas e adentrando-se na água salgada na praia de Ipanema. Agora, apenas suas palavras ecoavam com beleza ao centro da sala, uma voz roca, por assim dizer, mas firme e autêntica defronte a todos. Sua fragilidade seria apenas no corpo, na matéria. Sua força era inacreditável e proporcionava toda uma história impessoal que trazia sobre si. Seus pensamentos eram intensos mais que um mergulho independente. Fortalecia-se em sua rocha material não em riquezas materiais. Tinha consciência que a idade avançada lhe tirara inúmeras coisas e prazeres da vida. Via, um pouco além, àquela menina que um dia fora ela. Cheia de vida. Cheia de expectativas. Mas a riqueza de carregar gerações e sentimentos vividos dentro de si era ainda mais estrondeante; e, olhava-se ao espelho: poderia ver o espelho da sua alma, apesar de ser distante e impulsivo, era nostálgico querer tocá-lo. E agora outras gerações passariam em sua frente – desejara – que eles sentissem além do quê o seu corpo sentiu. 

Comentários

  1. Que lindo.
    Fiquei ainda mais contente, pois sou carioca então eu pude imaginar perfeitamente a moça bonita, com cabelos soltos, entrando alegre no mar de Ipanema; hoje sendo uma senhora. Que história maravilhosa, o modo como a velhice transpareceu uma beleza intensa nas suas palavras. Beleza esta que muitas pessoas esquecem de notar nos idosos, nos contos obsoletos.
    Adorei querida Arih, grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Um texto sensível, um desses raros que a gente lê. Textos sensíveis, como esse seu, transpassam uma realidade doce, mesmo com tons amargos. Expressa medos disfarçados, e felicidades contidas no pequeno espaço entre cada palavra. Um texto sensível, relata possibilidades incompreendidas pelo tempo, mas que não deixam de serem possibilidades. A uma magia contida em textos assim, uma magia que penetra em cada leitor. Em cada leitor sensível também.
    Grande beijo;

    ResponderExcluir
  3. Que comovente sua postagem! Estou seguindo seu blog!!! Achei legal essa sua postagem tratando da idade, da beleza que há nas pessoas mais velhas. O corpo envelhece mas a alma torna-se madura, bela, forte, né? ^^

    Parabéns, texto muito lindo!

    Abraços!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog! O texto mais ainda, muito claro, e doce. Escrita em uma forma simples e rica. Parabéns ;*

    ResponderExcluir
  5. Obrigado minha querida :)

    Que texto inspirador! Gostei mesmo. Me fez ficar a reflectir um pouco sobre a maneira em que se olha para um idoso, hoje em dia, na rua. É triste a maneira com que se trata essa gente mais velha. Essa gente que vive por amor à vida e não se lamenta porque vive feliz por ainda viver e recordando tudo aquilo de bom em tantos anos de vida. Tudo aquilo que poderá transmitir aos próximos.

    Adorei o teu texto e pronto :)

    ResponderExcluir
  6. Realmente lindo, como disse a Carol. É beleza o que vejo aqui.
    A velhice foi descrita por você de uma forma que deveria ser descrita por todos, deveríamos mesmo denotar esse lado poético do tempo. O corpo frágil e alma vivida, madura, e experiente. Eu sinto um prazer incomensurável em conversar com pessoas idosas, acho que têm muitas palavras guardadas e poucos ouvidos para cabê-las.
    Mas uma vez, o que não é surpresa nenhuma, o seu texto me ganha de maneira natural. Esse seu jeito de dar vida as palavras é admirável, e digno de todos os elogios possíveis.

    Um beijo, Arih.

    ResponderExcluir
  7. Emocionante...No mínimo!

    Achei bacana a postagem e o seu blog em si, achei interessante também o nome 'Epifania'...Apesar de me lembrar o filme dos simpsons xD

    Estou te seguindo aqui.

    Um beijo!

    M!sunderstood

    ResponderExcluir
  8. eu lembrei da a minha avó , pensie no meu futuro !

    ResponderExcluir
  9. Sensibilidade pura ao olhar o rosto de alguem que já passou pelo tempo e dele levou marcas que sempre irão existir no espelho da alma.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o teu blog, e esse texto é realmente muito belo!
    Muito belo mesmo. Parabéns!
    Te seguindoo ;*

    Se tiver tempo, da uma olhadinha (:
    http://umamor-demenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Gostei do seu blog e o estou seguindo!

    Quando quiser: http://palavrasproferidas.blogspot.com/2010/11/descaso.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. 'Mas a riqueza de carregar gerações e sentimentos vividos dentro de si era ainda mais estrondeante; e, olhava-se ao espelho: poderia ver o espelho da sua alma, apesar de ser distante e impulsivo, era nostálgico querer tocá-lo. '

    Lindo texto, comovente.
    Que possamos viver uma vida plena, e feliz, para que na nossa velhice possamos olhar para trás com essa mesma nostalgia e nos perder no meio de nossas lembranças de uma vida que valeu a pena ser vivida.

    Minha querida, tenha um lindo fim de semana!
    Bjs & abraços!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que perfeito!

    Achei incrivel como você falou tanta verdade.. nossa.. vou refletir um pouco aqui sobre esse texto. Muito bonito! E... fiquei até sem palavras aqui, desculpa.

    Simplesmente amei.

    Bjãoo =**

    ResponderExcluir
  14. Oi Arianne, que lindo texto!!
    Obrigada pelos comentários!
    Um grande beijo e bom find!!

    ResponderExcluir
  15. Primeiro de tudo amei porque você citou Ipanema, orgulho de carioca sempre presente para transbordar por ai. KKKKK

    O texto ficou incrível. As vezes olhamos um idoso na rua e não conseguimos imaginar muito além da sua forma fisica de hoje, não conseguimos imaginar a nossa idade neles e como eles eram naquela epoca.

    Amei mesmo!
    E ela não está me plagiando não, amor. KKKKKK Ela escreveu esse conto comigo e nós duas vamos postá-lo juntas *-* De qualquer forma, obrigada pelo aviso.

    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  16. Gostei imenso deste texto. Mostra todas as características que aprecio imenso nos idosos. Estimo muito as pessoas mais velhas, com uma larga experiência de vida e muito para contar e ensinar aos mais novos. :)

    ResponderExcluir
  17. rsrs passando para agradecer o comentário em meu blog e por estar me seguindo também =D... Aproveitando para admirar e seguir o teu blog ^^... Bjoss

    ResponderExcluir
  18. Lindo demais demais. Eu nunca li um texto falando sobre isso, gostei bastante :)
    Ah e gosto de idosos *-* são tão fofos!

    ResponderExcluir
  19. Que lindo Flor! O importante é que apesar do tempo, o nosso espírito deve se manter inabalável e em constante amadurecimento, rs Amei mesmo ! : )

    ResponderExcluir
  20. Oii,
    Obrigada pela sua visita e seu comentário, fiquei intensamente feliz.
    Seu blog é simplismente e profundamente incrível.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  21. Tem selo para você no meu blog. Depois passe lá para buscar.

    http://omundosobomeuolhar.blogspot.com/2011/02/concurso-nacional-de-cronicas-e-poesias.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Como já diz a frase...
    "Viver é uma arte, envelhecer é uma dádiva."
    Mas bem poucos dão valor e respeito ao mais velho.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  23. Arih, vim avisar que indiquei alguns selos a você, todos muito merecedores devo ressaltar.

    http://maiaraentrelinhas.blogspot.com/p/selos-e-afins.html

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  24. Olhos de observadora, um texto nostálgico e doce, como se a idosa visse a vida passando diante de seus olhos. O que sei é que quanto mais envelheço, mais fico nostálgica, e olhe que tenho apenas 16 anos. Fico me imaginando com meus sessenta... Eu simplesmente adorei ler esse texto, acabo por me identificar um pouco. Doce viu ? Adorei

    ResponderExcluir
  25. Gostei!
    Beijos meus e um bom final de semana!

    ResponderExcluir
  26. Oláa querida que bom que gostou do meu cantinho ;*
    ficoo muito feliz ^^
    ameeei seu por isso estou a lhe seguir ;]

    ResponderExcluir
  27. Obg pelo comentário no blog, linda!
    também irei segui-la
    apareça quando quiser no TEORIA DO PLAYMOBIL

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. O desafio 42 dias consistia em ler a biblia durant 42 dias. a biblia toda! começou dia 1 de janeiro e terminou dia 12 de fevereiro. ao que tudo indica ano que vem terá novamente! mas se vc quiser, eu posso te enviar o cronograma da leitura e vc faz por conta própria, o que acha? é só me enviar teu email!

    abraços.

    ResponderExcluir
  29. Nossa mt bom *-*
    parabéns !
    seguindo você ..
    passa lá também ? *-*

    beijo ..;*

    ResponderExcluir
  30. Uma ótima prosa poética! Parece que esta idosa existe e andou perambulado diante dos seus olhos.

    Retrata bem a imagem do que é o tempo, do relativo final das coisas, e dos que não são coisas.

    Grande apreço por seu post! abraço!

    ResponderExcluir
  31. Que comentar? Bem, fiquei meio sem reação frente ao texto. Talvez nunca tenha percebido isso tão de perto, ou simplesmente, despercebi. Mas será que seremos também nós, idosas que carregamos toda uma vivência e mil atos por aí, e passaremos despercebidas aos olhares jovens? Daí é que me entristeço.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  32. Oi, adorei teu blog
    estou seguindo,
    visita o meu e se gostar,
    siga! Beijo.

    http://livreelouca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Muito sensível, sutil, e tocante. Adorei, assim como o topo do blog, que lindo Arianne! Parabéns!

    ResponderExcluir
  34. Parei na Juh. Ah, como minha conexão me ama.

    ResponderExcluir
  35. Pude até sentir a velha que tem dentro de mim se desmoronar em nostalgia. E um dia ela vai... =/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.

Numa dessas prévias de carnaval

           O dengo dela era farsa. Tudo o que eu descobri foi um sorriso de criança que se apaixonava pelos motivos errados. Amiga dos meus amigos, minha amante nas drogas. Não sei ao certo a idade que ela tinha, mas vendo pelo lado da sua irresponsabilidade e da depressão escondida por trás daquela máscara, eu arrisco uns 20. Morena, uns 1,60 de altura, leve como uma pluma (uns 44 kilos) e olhos que me revelavam tudo e ao mesmo tempo nada. Olhos que me inquietavam. Na verdade, sendo direto a esse ponto, seus olhos eram cor de mel. A encontrei quando estava sendo arrastado por um bloco e ela por outro - e, naquelas ruas do Recife, nos deparamos. Numa dessas prévias de carnaval, ela sorriu com cinismo e me puxou para o clima dela. Me fez dançar toda aquela tarde escaldante, e não cansei. Não cansei de estar perto daquela menina perdida e sem previsão de saída. Ela tinha toda aquela energia que me deixava com vontade de ficar. Uma personagem completamente perdida no mundo das fantas