Pular para o conteúdo principal

Falando de Clarice Lispector.


Você consegue sentir o que aquele escrito passa? Muitos escritores tem essa preocupação. Temem que seus leitores não compreendam ou generalizem suas opiniões, obviamente, alguns desses escritores não se importam com a demanda da crítica, mas em si, da própria divulgação da sua opinião às pessoas. Mas há uma pessoa em especial que pediu muita cautela ao lê-la. Disse que não seria fácil tentar compreendê-la ou decifrá-la, “Sou tão misteriosa que não me entendo”, seria você a primeira pessoa? Estou falando de Clarice Lispector. Uma autora que deixou grandes obras que impacta todo o mundo.

clarice lispectorFalar de Clarice é entrar num mergulho sobre você mesmo. Enquanto ela tenta se achar em cada linha, você se procura ao modo dela. Consegue sentir aquela ânsia e um pouco de alivio, mas logo a procura. A essência da simplicidade, ou seja, cheia de mistérios, por que no menos aparente é que se esconde aquela inquietude na procura do reconhecimento, aquele seu, tentando se achar. Nascida em 1920, na Ucrânia e falecida em 1977, no Rio de Janeiro. Ela veio para o Brasil aos dois meses de idade, criou-se no Recife e mudou-se para o Rio de Janeiro aos doze anos. Formou-se em Direito e, aos dezessete anos, escreveu seu primeiro livro, o romance "Perto do Coração Selvagem". Intimista, intensa, misteriosanós. Como não definir Clarice a não ser sendo uma parte de nós mesmos? Que não façamos das suas obras clichês repetitivos, mas sim, uma permissão por completa a uma sondagem psicológica sem medidas. Deixe-a fluir em você.


"Entre os escritores de livros, contos e crônicas, podemos dizer que, Clarice Lispector, foi e até hoje, é considerada como uma das pessoas mais inteligentes nos quesitos da literatura brasileira. Para as pessoas que gostam realmente de se concentrar em momentos à nós aprendendo a analisar as situações e momentos da vida, as melhores alternativas são encontradas através dos contos que estão citados nas obras desta escritora". Fonte: http://bitw.in/0w5


Temperamento impulsivo
“Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que imediatamente. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se tratava de intuição, mas de simples infantilidade.
       Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. [...] Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo lutar e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um jogo infantil, do que tantas vezes é uma alegria pura. Vou pensar no assunto. E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei.” Texto extraído do livro Aprendendo a viver, Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2004.


"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."



Quer conhecer mais de suas obras?
Visite este site (http://www.claricelispector.com.br/obras.aspx) e veja todas as suas obras publicadas.
Site Oficial Clarice Lispector: http://claricelispector.com.br

Então? Você também gosta da Clarice? O que acha dela? Comente. 


Comentários

  1. Adorei! Estou lendo "Água Viva" e acho que, depois desse texto, vou passar a interpretar o livro com outros olhos...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ah, que bom, Lê. Fico feliz em saber que fará isso. :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.

Numa dessas prévias de carnaval

           O dengo dela era farsa. Tudo o que eu descobri foi um sorriso de criança que se apaixonava pelos motivos errados. Amiga dos meus amigos, minha amante nas drogas. Não sei ao certo a idade que ela tinha, mas vendo pelo lado da sua irresponsabilidade e da depressão escondida por trás daquela máscara, eu arrisco uns 20. Morena, uns 1,60 de altura, leve como uma pluma (uns 44 kilos) e olhos que me revelavam tudo e ao mesmo tempo nada. Olhos que me inquietavam. Na verdade, sendo direto a esse ponto, seus olhos eram cor de mel. A encontrei quando estava sendo arrastado por um bloco e ela por outro - e, naquelas ruas do Recife, nos deparamos. Numa dessas prévias de carnaval, ela sorriu com cinismo e me puxou para o clima dela. Me fez dançar toda aquela tarde escaldante, e não cansei. Não cansei de estar perto daquela menina perdida e sem previsão de saída. Ela tinha toda aquela energia que me deixava com vontade de ficar. Uma personagem completamente perdida no mundo das fantas