Você consegue sentir o que aquele escrito passa? Muitos escritores tem essa preocupação. Temem que seus leitores não compreendam ou generalizem suas opiniões, obviamente, alguns desses escritores não se importam com a demanda da crítica, mas em si, da própria divulgação da sua opinião às pessoas. Mas há uma pessoa em especial que pediu muita cautela ao lê-la. Disse que não seria fácil tentar compreendê-la ou decifrá-la, “Sou tão misteriosa que não me entendo”, seria você a primeira pessoa? Estou falando de Clarice Lispector. Uma autora que deixou grandes obras que impacta todo o mundo.

Temperamento impulsivo
“Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que imediatamente. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se tratava de intuição, mas de simples infantilidade.
Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. [...] Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo lutar e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um jogo infantil, do que tantas vezes é uma alegria pura. Vou pensar no assunto. E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei.” Texto extraído do livro Aprendendo a viver, Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2004.
"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."

Quer conhecer mais de suas obras?
Visite este site (http://www.claricelispector.com.br/obras.aspx) e veja todas as suas obras publicadas.
Site Oficial Clarice Lispector: http://claricelispector.com.br
Blog Oficial: http://claricelispector.blogspot.com/
Então? Você também gosta da Clarice? O que acha dela? Comente.
Adorei! Estou lendo "Água Viva" e acho que, depois desse texto, vou passar a interpretar o livro com outros olhos...
ResponderExcluirAbraços!
Seu blog é lindo! Parabéns!
ResponderExcluirAh, que bom, Lê. Fico feliz em saber que fará isso. :D
ResponderExcluir