Pular para o conteúdo principal

A falta de viver.






Céu acinzentado com o leve cheiro da chuva a cair – um beco – nele há uma presença humana sem expectativa de vida. Seus olhos não procuram mais nada, a não ser, um pequeno ponto na parede encardida. Não era menino de rua, suas vestes estavam sujas mais eram belas, não era mulher da vida, sua maquiagem e perfil não eram tão pesados. Era uma mulher. O semblante era triste. Outras pessoas ignoravam sua súplica de socorro, ela gritava por dentro, por alguma ajuda não respondida. Aquele seu sussurro questionava como teria ali chegado, o espírito estava quieto e suas forças esgotadas para um levante. Um encontro. Não, um achado. Um homem a notou e foi até seu encontro. Misterioso. Passos batidos pela pequena poça d’água. Sua presença revelava um estima da sabedoria, olhos negros que buscavam os perdidos. Não houve conversa, apenas um pedido – voltemos ao que chamamos de lar – nada respondeu. Sua paciência parecia se dissipar à medida que a chuva renovava seu ritual. Apenas aqueles dois seres, naquele beco sem saída, e o céu carregado de lágrimas não mais derramadas por aquela mulher, um sussurro de despedida. Permitiu que o homem fosse com suas palavras machucadas e um desespero submetido do seu passado. Permaneceu imóvel, angustiada. Tentou fechar seus olhos para conseguir o equilíbrio, mas estaria muito frágil, até refletir com os olhos fechados doía. Ainda olhava aquele ponto fixo na parede. O único – que para ela – não saíra do seu lado. Escutou o carro saindo em alta velocidade. Um choro. Finalmente se reerguia e voltava ao mundo exterior. Pessoas desconhecidas questionavam sua aparência – apenas aspecto. Caminhava sem vontade de viver e nos olhos a depressão amarga lhe acompanhava. Eu não sou ninguém, mas ainda quero viver. Pediu ajuda. Aquele corpo destruído agora possuía outras vestes, não eram de grife. Seus olhos estavam atentos à rotina da vida e vivos ao que se perdia ao redor. Numa tarde como aquela, céu acinzentado e tempo de frio, encontrou-se com aquele homem que transbordava enigmas em seus passos. Uma surpresa, encontro de olhares. Logo o desencontro de vidas.

- Quer café?

Estava viva. Forte. Não era mais a mesma e ele não mudaria para seguir sua vida - outra mulher ocupava seu espaço perdido – não choraria mais.  Tinha conseguido se libertar da prisão absoluta do seu ego: A falta de viver. Bloqueou seus pensamentos sobre as recordações do passado. A infelicidade que sentia seria o seu motivo para liberdade; seu espírito necessitava de um espaço maior em seu corpo. Não teria asas para voar e mostrar sua independência terna, mas queria ser como o vento e soprar livremente. Ser livre. A chuva ainda caía como daquela tarde.


Curta o blog no Facebook:  Página do Epifania

Comentários

  1. Um conto bem diferente do que costumo escrever, mais tarde eu volto e visito os blogueiros que sempre estão por aqui. Obg, gente.

    ResponderExcluir
  2. Que saudades dos seus contos! Pude sentir a ânsia dessa mulher. Me lembrou muito um conto antigo que você já tinha escrito, apenas adoçou minha saudade, guria. Peguei tantos fragmentos pra mim. Você sempre consegue, não é? Estou lendo algumas eppifanias antigas que não pude ler antes, me identifico sempre.
    boa madrugs.

    ResponderExcluir
  3. Adoro seus contos!!! "Primos" está entre os meus favoritos.

    ResponderExcluir
  4. e esta busca em ser, norteado pela alegria e tristeza, que nos faz humanos. Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Um belo conto, mais uma vez vc com suas delicias para quem vem visitar seu cantinho, pra vc minha linda bjos, bjos e bjossssssssssssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.

Numa dessas prévias de carnaval

           O dengo dela era farsa. Tudo o que eu descobri foi um sorriso de criança que se apaixonava pelos motivos errados. Amiga dos meus amigos, minha amante nas drogas. Não sei ao certo a idade que ela tinha, mas vendo pelo lado da sua irresponsabilidade e da depressão escondida por trás daquela máscara, eu arrisco uns 20. Morena, uns 1,60 de altura, leve como uma pluma (uns 44 kilos) e olhos que me revelavam tudo e ao mesmo tempo nada. Olhos que me inquietavam. Na verdade, sendo direto a esse ponto, seus olhos eram cor de mel. A encontrei quando estava sendo arrastado por um bloco e ela por outro - e, naquelas ruas do Recife, nos deparamos. Numa dessas prévias de carnaval, ela sorriu com cinismo e me puxou para o clima dela. Me fez dançar toda aquela tarde escaldante, e não cansei. Não cansei de estar perto daquela menina perdida e sem previsão de saída. Ela tinha toda aquela energia que me deixava com vontade de ficar. Uma personagem completamente perdida no mundo das fantas