Pular para o conteúdo principal

Sorriso de tinta.



"Pai, esse seu sorriso nunca se desmancha" E ele teve medo de responder. Não queria revelar que o sorriso era de tinta e saía fácil; até com lágrima desmanchava o colorido do palhaço. E, naquele quarto apertado, uma promessa se findava: Que apesar da dificuldade, uma festa chegaria e jogaria fora toda tristeza dos últimos dias. Os olhos do garoto se iluminaram e o coração do palhaço se angustiou, quis controlar a emoção e o choro daquela imensa dor.  Como dizer que teve uma infância sofrida, sem sorrisos doces e sonhos de mentiras? Agora era homem de família e não queria continuar naquela vida, queria algo melhor pro seu filho, mas era difícil, ele sabia. Era palhaço para ganhar risos e assim escondia seu rosto sem sorrisos. O dinheiro não era suficiente para uma festa de caprichos e o garoto sonhava alto por um quarto cheio de presentes.

Saiu do seu lar apressado e esqueceu-se de beijar sua mulher. Só conseguia pensar em como faria para que aquele ano tivesse presente. Tinha prometido festa grande: bolos, guloseimas e muitos mais. O que fazer meu Deus? Se perguntou perturbado e cheio de incertezas. As crianças sorrindo o apontavam, outras se assustavam gritando é o palhaço andando pela cidade procurando uma estação. E quando no coração a tristeza o inundava, eis que avistou um anúncio. 
Procuravam comediantes para festas infantis, conseguiu sorrir, era no mesmo dia do aniversário do seu filho.  
Festa de gente rica, cheia de comida e distração, apenas a mãe de família não tinha convite para essa diversão. Correu até em casa e contou um segredo pro seu filho: Tinha achado uma cidade que seria só festa e lá precisaria de muita alegria e disposição. O menino foi pintado de mini-palhaço, mas com um sorriso um pouco desbotado – a fantasia era parte da regra, o pai afirmou. Foi quando um desafio surgiu: O pai não tinha convites e tinha que convencer o homem de preto que eram palhaços da alegria, afinal, ele bloqueava a entrada para a cidade da festa. O menino disparou sorrisos e derrubou em graça aquele empecilho. Entraram contentes e seu pai sussurrou que ele já tinha ganhado o primeiro presente da vida: O poder de convencer. Ninguém percebeu os homens vindo do outro lado, afinal, estavam disfarçados. 

Misturado com as outras crianças, o filho do palhaço percebeu que a felicidade fazia sua tinta cair e assim descobriu que nem sempre se sorrir. Buscou os olhos do pai e com seus lábios agradeceu a festa de tinta – ela também acabaria e guardaria um doce pra mamãe. Olhou também para os céus e viu as bolas coloridas subindo. Parece que tudo se vai e fica só na memória, nas lembranças. Ele não queria esquecer. Descobriu a aventura de ser um palhaço e o pai atingiu a felicidade por conseguir um sonho de verdade. A noite foi indo embora, os palhaços se abraçaram e a festa foi contagiada pela magia do palhacinho. A cidade amanheceu em festa, a cidade mágica ficou na memória – o menino acordou com saudade do que passou. Descobriu o sentido do sorriso de tinta. Agora queria os presentes fossem feitos de muita alegria.  








Ps: O conto é grandinho, mas vale a pena ler. 
Pelo menos foi pra mim depois de ter terminado. 
Minha internet está horrível, blogueiros. 
Me perdoem a ausência nos blogs de vocês. 
Pra postar aqui levo minutos extensos pra carregar e atualizar. ): Um beijo pra todos! Arih. 

Comentários

  1. MANO!
    Que lindo seu texto! Simplesmente PERFEITO!

    ResponderExcluir
  2. Você diz no seu perfil não saber escrever coisas bonitas, vou ter que discordar, esse texto é lindo!
    Um beijo, www.surtandoedesabafando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Com certeza vále a pena a leitura. Tem todo um lado filosófico e envolvente, eu adorei! E o final foi tão fofo *-*
    Boa sorte para você na edição!

    recantodalara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Gosto do que escreves!
    Vou te seguir!

    Também tenho um blog, se puderes, passa lá depois.

    escrita-fina.blogspot.com

    Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Teu blog é lindo, bem cuidado... Parece um cômodo arejado, sabe? Aquele com as janelas abertas onde o vento vem lamber a gente.

    E bem mais importante que isso é o conteúdo. Gosto, assim como você, de desandar a escrever. Quando vi já está uma coisa enorme... Rsrs.

    E essa sua coisa enorme está uma delícia de leitura.

    Boa tarde.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Um conto que se toca em poesia! Emoção misturada com alegria... Está perfeito demais, Arih.

    ResponderExcluir
  7. Ah... Arih!
    Você ainda pergunta? Claro que pode usar a poesia para resenhar, seria uma honra pra mim!

    Enquanto a esse conto, estar uma coisa linda de se ler! A doçura em meio as coisas amargas da vida, a cumplicidade de pai e filho... O amor sempre se sobressaindo em meio ao caos. Muito bonito mesmo!
    Estava com saudades daqui...

    Beijos e volto.

    ResponderExcluir
  8. @Milene Lima
    Ah, que linda! Obrigada, viu? Adoro essa sensação do cômodo arejado. ^^

    ResponderExcluir
  9. @Jaynne Santos/ Júnior Vaz
    Jay, será o próximo que irei resenhar! Será uma honra pra mim, isso sim! *-*

    E eu estava com saudade da sua presença... Sempre é cativante.

    ResponderExcluir
  10. legal, gostei mesmo viu....sorrisos nunca morrem.

    http://guilg7.blogspot.com/

    vlw..

    ResponderExcluir
  11. Porra Arih, que conto mais lindo! *-* Como tudo que você escreve, aliás ;) Tô meio ausente, mas sempre passo por aqui quando vejo uma atualização, viu? Beijos, não suma mais.

    ResponderExcluir
  12. Lindo texto Ari, disparou entre os melhores! Ficou incrível, com uma moral super bonita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.

Numa dessas prévias de carnaval

           O dengo dela era farsa. Tudo o que eu descobri foi um sorriso de criança que se apaixonava pelos motivos errados. Amiga dos meus amigos, minha amante nas drogas. Não sei ao certo a idade que ela tinha, mas vendo pelo lado da sua irresponsabilidade e da depressão escondida por trás daquela máscara, eu arrisco uns 20. Morena, uns 1,60 de altura, leve como uma pluma (uns 44 kilos) e olhos que me revelavam tudo e ao mesmo tempo nada. Olhos que me inquietavam. Na verdade, sendo direto a esse ponto, seus olhos eram cor de mel. A encontrei quando estava sendo arrastado por um bloco e ela por outro - e, naquelas ruas do Recife, nos deparamos. Numa dessas prévias de carnaval, ela sorriu com cinismo e me puxou para o clima dela. Me fez dançar toda aquela tarde escaldante, e não cansei. Não cansei de estar perto daquela menina perdida e sem previsão de saída. Ela tinha toda aquela energia que me deixava com vontade de ficar. Uma personagem completamente perdida no mundo das fantas