Pular para o conteúdo principal

Leituras da semana!


O Eppifania está com algumas novidades e elas podem ser encontradas nessa página (deixe sua opinião por lá também). Entre elas, é sobre essa nova tag: Leituras da semana. Aqui postarei os livros lidos durante a semana e deixarei pequenas resenhas sobre cada um deles. Livros ganhos das editoras parceiras, comprados ou pegos emprestados das bibliotecas daqui. O melhor de tudo é que um deles terá uma super promoção aqui no blog. Espero que vocês gostem e recomendem outras leituras. Vamos conferir?


    
    Julieta. FORTIER, Anne. Julieta. Rio de Janeiro: Editora Arqueiro , (no meu livro está Editora Arqueiro). 2010. 448p. Título original: Juliet. Tive um pouco de medo ao ler esse livro. Pensei: não quero mudar minha visão de Romeu e Julieta (sou bem assim). Mas encontramos em “Julieta” um aprofundamento dessa trágica história de amor. Aqui não encontramos mais os personagens de Shakespeare, mas uma moça chamada Julie (que mais tarde descobre se chamar Giulietta) e o reboliço que toma completamente a sua vida após a morte da tia.  Herda apenas uma carta e uma revelação surpreendente, e se ver obrigada a viajar a Siena e descobrir sobre um passado que desconhecia. Porém, quando a jovem corre em busca da verdade, ela se ver ameaçada e correndo risco de morte, deixando o livro com muito suspense, reviravoltas e uma ótima narrativa. Lembrando: A história do livro não é apenas essa. Existem diversos fatos e detalhes que não foram mencionados aqui, mas se você tem curiosidade de conhecer um pouco mais sobre o “Romeu e Julieta” e a intriga das duas famílias que levaram seus ambos filhos a morte, leiam! Recomendo muito esta leitura.

02.  Sala de Embarque. MANTOVANI, Marcos. Sala de Embarque. Editora Belas-Letras. 2011. Apesar de não ser fã de crônicas, tenho que admitir que este livro me surpreendeu. Marcos Mantovani é um brasileiro que tem 12 anos de experiência na área esportiva/ Atleta profissional de futsal. Viveu 5 anos na Itália e teve a brilhante idéia de escrever um livro num Aeroporto da Alemanha (aeroporto e sala de embarque, haha). O incrível é que em cada desfecho de uma crônica uma lição de moral é encontrada. “Viver é uma viagem”.  Não fui fã de todas as crônicas, mas muitas me arrancaram risos e concordâncias. Suas crônicas estão entre: opiniões em diversos assuntos ou experiências vividas nas suas viagens.


03.  Retrato de Dorian Gray. WILDE, Oscar. Retrato de Dorian Gray. EditoraMartin-Claret. Sensacional, maravilhoso, incrível... Absolutamente: Fenomenal. Tudo isso é pouco comparado ao meu fascínio sobre esse clássico da Literatura Inglesa. É difícil comentar sobre ele em poucas palavras, mas vou tentar. O livro trata de um conhecido pintor (Basil Hallward) que encontra sua mais bela e pura inspiração: Dorian Gray. Dorian posa para Basil e o mesmo se dar conta da tamanha beleza que possui, porém, sente inveja da própria pintura, pois a tela preservará sua beleza para sempre, enquanto o próprio Dorian envelhece. Então, o inesperado acontece: a medida que os dias passam e as coisas ruins ocorrem com Dorian, o retrato envelhece em seu lugar. E, enquanto isso, ele conserva seu rosto jovem. Basil apresenta sua pintura a um grande amigo: Lord Henry, que é um dos meus personagens favoritos do livro e que apresenta várias sacadas, grandes frases. O livro por si é impressionante. Vemos a inveja de todas as maneiras, todos os personagens possuem alguma inveja, mesmo que indireta, possuem. O Oscar Wilde se tornou um dos meus escritores internacionais favoritos e sou sua fã (o Blog já fez promoção do livro – aqui).

04.  Nova Antologia Poética. QUINTANA, Mario. Nova antologia poética. Editora GLOBO S.A. Nunca tinha lido um livro do Quintana, apenas lido algumas das suas poesias ou poemas por aí. Resolvi criar vergonha na cara e pegar emprestado da biblioteca de Pernambuco. Confesso que estou me apaixonando por cada verso dele e semana que vem estarei resenhando melhor sobre ele. Alguém já leu o Quintana aí? O que achou?


05.  Poesia Completa e Prosa. MORAES, Vinicius. Poesia completa e prosa. Lacerda Editores. Sou fã de Vinicius e não me contendo em ler alguns livros disponíveis na biblioteca, resolvi pegar a antologia e ler por completo. Reler alguns poemas, poesias e prosas, e conhecer outros novos. O livro tem 1597 páginas e mesmo assim sou feliz. Também estarei resenhando sobre melhor na semana que vem, mas logo deixo de aviso: É fundamental tê-lo na sua estante e cabeceira – “Se eu me morrer de amores?”.

06.  Reencontro. Krüger, Leila. Reencontro. Editora Novo Século. É o primeiro livro da Leila. A escritora é uma simpatia só, enviou o exemplar e disse que poderia fazer uma promoção por aqui, mas antes de falarmos nisso, vou falar um pouco do livro. Ainda não terminei de lê-lo, porém é um livro com um bom enredo adolescente, na verdade, tem todas as características para um adolescente ler: Ana, a protagonista do livro, é uma jovem sofredora, atormentada de problemas, sem amor na família e pensa que se afundar nas drogas e no rock seriam a solução para continuar vivendo. A trama se passa no Rio Grande do Sul e tem muitas indicações da cidade. Alguém já leu o livro aí?


E então? Gostaram das minhas leituras que ocorreram durante a semana? Deixem suas opiniões.

Comentários

  1. amei as dicas de livros flor,eu quero ler esse julieta, será que esse marcos autor do sala de embarque e algum parede meu perdido pelo brasil? kk
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já li Julieta, e amei. Por muito tempo foi o meu livro mais querido. Só não é até hoje porque eu gosto dos livros muito rápido :d aushaush'
    Beijos!
    http://the-mandie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ando tão sem tempo que não conheço nenhum dos livros que citou aqui!

    ResponderExcluir
  4. Hey,
    tem selo pra voce lá no amar.go, quando tiver um tempo dá uma olhada lá.

    Boa noite. Kiss sweet. (F)

    http://amar-go.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hum, gostei e vou recomendar as leituras para ama amiga que lê muito tb
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Os outros livros eu ainda não conheço, mas O Retrato de Dorian Gray, nossa, li ano passado e me apaixonei. Que livro mais perfeito, intenso, desafiador! É um dos meus preferidos (ao lado de O Morro dos Ventos Uivantes).
    Quanto aos outros, parecem ser interessantes. Vou colocá-los na minha lista de leitura (que já está enorme, hahaha).
    Bjo!

    http://miasodre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito! Vinícius, Oscar, Mário... encantadores!
    Haverá uma promoção com o livro Reencontro?
    Beijo querida.

    ResponderExcluir
  8. Oi

    Quero muito ler Julieta! Já li muitos elogios sobre esse livro. E eu tenho Retrato de Dorian Gray aqui em casa, só falta um tempinho para pegar para ler!

    Gabi

    ResponderExcluir
  9. ótimoa seleção...ler é tudo de bom!! parabéns pelo lindo blog, continua assim!!
    bjs
    Dri
    http://tititidadri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. De todos esses só li Julieta.
    Ganhei de presente da minha filha.
    O livro é perfeito. Recomendo.

    Emilia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.

Numa dessas prévias de carnaval

           O dengo dela era farsa. Tudo o que eu descobri foi um sorriso de criança que se apaixonava pelos motivos errados. Amiga dos meus amigos, minha amante nas drogas. Não sei ao certo a idade que ela tinha, mas vendo pelo lado da sua irresponsabilidade e da depressão escondida por trás daquela máscara, eu arrisco uns 20. Morena, uns 1,60 de altura, leve como uma pluma (uns 44 kilos) e olhos que me revelavam tudo e ao mesmo tempo nada. Olhos que me inquietavam. Na verdade, sendo direto a esse ponto, seus olhos eram cor de mel. A encontrei quando estava sendo arrastado por um bloco e ela por outro - e, naquelas ruas do Recife, nos deparamos. Numa dessas prévias de carnaval, ela sorriu com cinismo e me puxou para o clima dela. Me fez dançar toda aquela tarde escaldante, e não cansei. Não cansei de estar perto daquela menina perdida e sem previsão de saída. Ela tinha toda aquela energia que me deixava com vontade de ficar. Uma personagem completamente perdida no mundo das fantas