}

18 de abril de 2012

Leituras da semana!


O Eppifania está com algumas novidades e elas podem ser encontradas nessa página (deixe sua opinião por lá também). Entre elas, é sobre essa nova tag: Leituras da semana. Aqui postarei os livros lidos durante a semana e deixarei pequenas resenhas sobre cada um deles. Livros ganhos das editoras parceiras, comprados ou pegos emprestados das bibliotecas daqui. O melhor de tudo é que um deles terá uma super promoção aqui no blog. Espero que vocês gostem e recomendem outras leituras. Vamos conferir?


    
    Julieta. FORTIER, Anne. Julieta. Rio de Janeiro: Editora Arqueiro , (no meu livro está Editora Arqueiro). 2010. 448p. Título original: Juliet. Tive um pouco de medo ao ler esse livro. Pensei: não quero mudar minha visão de Romeu e Julieta (sou bem assim). Mas encontramos em “Julieta” um aprofundamento dessa trágica história de amor. Aqui não encontramos mais os personagens de Shakespeare, mas uma moça chamada Julie (que mais tarde descobre se chamar Giulietta) e o reboliço que toma completamente a sua vida após a morte da tia.  Herda apenas uma carta e uma revelação surpreendente, e se ver obrigada a viajar a Siena e descobrir sobre um passado que desconhecia. Porém, quando a jovem corre em busca da verdade, ela se ver ameaçada e correndo risco de morte, deixando o livro com muito suspense, reviravoltas e uma ótima narrativa. Lembrando: A história do livro não é apenas essa. Existem diversos fatos e detalhes que não foram mencionados aqui, mas se você tem curiosidade de conhecer um pouco mais sobre o “Romeu e Julieta” e a intriga das duas famílias que levaram seus ambos filhos a morte, leiam! Recomendo muito esta leitura.

02.  Sala de Embarque. MANTOVANI, Marcos. Sala de Embarque. Editora Belas-Letras. 2011. Apesar de não ser fã de crônicas, tenho que admitir que este livro me surpreendeu. Marcos Mantovani é um brasileiro que tem 12 anos de experiência na área esportiva/ Atleta profissional de futsal. Viveu 5 anos na Itália e teve a brilhante idéia de escrever um livro num Aeroporto da Alemanha (aeroporto e sala de embarque, haha). O incrível é que em cada desfecho de uma crônica uma lição de moral é encontrada. “Viver é uma viagem”.  Não fui fã de todas as crônicas, mas muitas me arrancaram risos e concordâncias. Suas crônicas estão entre: opiniões em diversos assuntos ou experiências vividas nas suas viagens.


03.  Retrato de Dorian Gray. WILDE, Oscar. Retrato de Dorian Gray. EditoraMartin-Claret. Sensacional, maravilhoso, incrível... Absolutamente: Fenomenal. Tudo isso é pouco comparado ao meu fascínio sobre esse clássico da Literatura Inglesa. É difícil comentar sobre ele em poucas palavras, mas vou tentar. O livro trata de um conhecido pintor (Basil Hallward) que encontra sua mais bela e pura inspiração: Dorian Gray. Dorian posa para Basil e o mesmo se dar conta da tamanha beleza que possui, porém, sente inveja da própria pintura, pois a tela preservará sua beleza para sempre, enquanto o próprio Dorian envelhece. Então, o inesperado acontece: a medida que os dias passam e as coisas ruins ocorrem com Dorian, o retrato envelhece em seu lugar. E, enquanto isso, ele conserva seu rosto jovem. Basil apresenta sua pintura a um grande amigo: Lord Henry, que é um dos meus personagens favoritos do livro e que apresenta várias sacadas, grandes frases. O livro por si é impressionante. Vemos a inveja de todas as maneiras, todos os personagens possuem alguma inveja, mesmo que indireta, possuem. O Oscar Wilde se tornou um dos meus escritores internacionais favoritos e sou sua fã (o Blog já fez promoção do livro – aqui).

04.  Nova Antologia Poética. QUINTANA, Mario. Nova antologia poética. Editora GLOBO S.A. Nunca tinha lido um livro do Quintana, apenas lido algumas das suas poesias ou poemas por aí. Resolvi criar vergonha na cara e pegar emprestado da biblioteca de Pernambuco. Confesso que estou me apaixonando por cada verso dele e semana que vem estarei resenhando melhor sobre ele. Alguém já leu o Quintana aí? O que achou?


05.  Poesia Completa e Prosa. MORAES, Vinicius. Poesia completa e prosa. Lacerda Editores. Sou fã de Vinicius e não me contendo em ler alguns livros disponíveis na biblioteca, resolvi pegar a antologia e ler por completo. Reler alguns poemas, poesias e prosas, e conhecer outros novos. O livro tem 1597 páginas e mesmo assim sou feliz. Também estarei resenhando sobre melhor na semana que vem, mas logo deixo de aviso: É fundamental tê-lo na sua estante e cabeceira – “Se eu me morrer de amores?”.

06.  Reencontro. Krüger, Leila. Reencontro. Editora Novo Século. É o primeiro livro da Leila. A escritora é uma simpatia só, enviou o exemplar e disse que poderia fazer uma promoção por aqui, mas antes de falarmos nisso, vou falar um pouco do livro. Ainda não terminei de lê-lo, porém é um livro com um bom enredo adolescente, na verdade, tem todas as características para um adolescente ler: Ana, a protagonista do livro, é uma jovem sofredora, atormentada de problemas, sem amor na família e pensa que se afundar nas drogas e no rock seriam a solução para continuar vivendo. A trama se passa no Rio Grande do Sul e tem muitas indicações da cidade. Alguém já leu o livro aí?


E então? Gostaram das minhas leituras que ocorreram durante a semana? Deixem suas opiniões.