Pular para o conteúdo principal

Ausência

Keep Me Warm by Ida Maria on Grooveshark


          As coisas que eu nunca te disse se resumem a vários fatores, um deles, seria: ausência. Se eu te contasse tudo, e não houvessem mais segredos (nem dos pequenos) entre nós, eu, com todas as letras, sentiria ausência do meu próprio segredo. Porque eu sou assim. Te contar do início pode ser complicado, mas começamos da metade e completamos esses deslizes. E, mesmo se eu te contasse tudo, como seriam aquelas nossas tardes tediosas sem mais nada pra contar? Falaríamos do trabalho, das novidades dos amigos dos amigos, faríamos planos, correríamos pelo parque? Isso tudo me parece tão água correndo pelas mãos. Logo você que vivia me perguntando tudo e ria quando não ouvia a resposta. Não te peço desculpas por ter sido o que eu sou, mas é que me contaram que deveríamos ser transparentes com que amamos - nos doar por inteiros. Essas mesmas pessoas nunca conseguiram me definir de maneira exata o que era o amor e como elas teriam a certeza que esse era o método a se seguir? Ser transparentes remete a revelar nossos próprios medos e tentar seguir sinceros de uma maneira incomparável.  Todos pedem para que esses medos sejam revelados e poucos tem a força para suportar - ouvir o obscuro é preciso ter lanterna. Mas é uma lanterna da vida e que ela seja mais forte que todos os medos do mundo. E você não tem. Você fugiu quando ouviu o primeiro não, quando surgiu a primeira dúvida.

          E se a dúvida fosse o meu segredo? Pois é, você não suportou e apenas fugiu. As coisas que eu nunca te disse se referiam a tudo isso. Dizer demais pode doer mais tarde. Uma vez te ouvi falar o quanto eu era pessimista e que o futuro pra mim sempre estava no presente. Você estava certo. O engraçado é que você tentava se por no meu lugar e jogava com o 'decifrar minha mente', mas nunca conseguia. Dizia que eu tinha medo de amar e que isso nunca daria certo porque eu estava lá e ao mesmo tempo não estava. Pegou minha mão, chorou, soluçou. O que você queria ouvir era uma mentira que eu não estava afim de dizer. Naquele momento,  eu olhei nos seus olhos e tentei te passar todos os nossos bons momentos, mas você apenas foi embora. Lembranças do primeiro encontro e da comida barata, lembranças de como tínhamos medo de nos perder, lembranças dos sorrisos de todas as tardes depois do trabalho. Lembranças, meu bem, do meu cantinho no teu cangote e sussurrando que tudo daria certo. Me fiz transparente para você, do meu jeito. Não era revelando meu passado, meus segredos com as amigas, meus segredos de pensamento que te faria completar a minha alma. Tudo isso pode ser dito num encaixar de mãos. Afinal, meu cantor de banheiro, escondi todo o meu medo dentro do nosso abraço e você fugiu com ele. 

          Eu era/sou um mundo diferente que você nunca ousou aterrizar por completo. No final das contas, quem teve medo de se doar e de amar fora você. As promessas eram apenas uma  maneira sua de não querer escapar e você perdeu o foco quando não acreditei nelas, enquanto eu acreditava em nós. 




Comentários

  1. Simplesmente lindo e tocante.

    Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo. Deu pra sentir daqui a nostalgia dos fins.. Até porque todo mundo carrega um pouquinho de tudo bonito que se foi.

    Lindeza! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Simone. Nós carregamos um pedacinho de cada pessoa que já passou por nós.
      Obrigada!

      Excluir
  3. Olá!!! O blog Guerra no Papel está promovendo um concurso que dá ao ganhador um domínio .COM

    Saiba mais: http://www.guerranopapel.com/2013/02/concurso-seublogcom.html

    VENHA CONFERIR!

    ResponderExcluir
  4. Comecei a ler, calma, na metade do texto eu já estava chorando, é talvez eu seja sensível demais, mas sinto que é mais que isso. A verdade é que de algum modo eu reconheço essa história de algum passado que ainda é presente em mim. Não é possível contar tudo, não é. Também não é possível fazer ficar alguém que desde o começo procura qualquer motivo para ir embora.
    Mais um vez parabéns, você escreve muito muito muito bem.

    www.eraoutravezamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayra, e esses seus comentários que sempre me deixam besta? Fico feliz que tudo isso você tenha sentindo. Ao escrever esse texto, também chorei (por dentro e por fora). Mas é como fico quando escrevo algum desabafo... É sempre assim. O teu carinho me é muito especial!

      Obrigada

      Excluir
  5. A sensibilidade e a delicadeza do texto, fez-me ler e reler com cada vez mais carinho, gostei muiiito do inicio ao final. _Eu era/sou um mundo diferente do que você nunca ousou aterrizar por completo....Um mimo, realmente profundamente poético, delirei, pra bela poetiza bjos, bjos e bjossssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querido. Sempre é bom te ter por aqui e receber esse seu carinho. (:

      Excluir
  6. Conhecer uma outra alma pode ser responsabilidade demais para algumas pessoas. Pessoas que jamais terão quem cuide das suas próprias.

    ResponderExcluir
  7. No fundo, nunca seremos descobertos plenamente. Quando o amor acontece, não significa que seremos inesgotável fonte de respostas para todos os questionamentos infantis ou complexos do ser amado. Amar é identificação e aprendizagem. Mas há tanta coisa que não precisa ser dita, não é mesmo?

    Te indiquei para um meme lá no tumblr: http://cronistaamadora.tumblr.com/post/43443325285/7-coisas

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Nina. Há coisas que devemos deixar nas entrelinhas e nos importamos com outras coisas!

      Adorei o meme e já foi respondido e repassado. haha

      Excluir
  8. Sem misterios o amor perde a graça, o problema é que segredos assustam...

    ResponderExcluir
  9. A relação se perde quando há muito foco nessa busca interminável pelos segredos espalhados no colo de cada um, no olhar disperso, no abraço manso, nos gestos que flutuam, supostamente esclarecedores.

    Amar é uma lição aprendida em muitos passos, em pequenas doses. É um se doar sutil, que precisa ser mútuo. É vital que haja esta sintonia, esta sinceridade brotando em ambas as partes. Só assim é possível intuir, conhecer melhor o mundo do outro. É nesse aprendizado em que aos poucos o que eram dois mundos, se tornam um.

    Quanto os olhares se perdem e pousam em paisagens opostas, fica difícil conciliar. É precisar olhar junto para a mesma direção. Ambos precisam ter coragem de se entregar. Ambos precisam sentir junto o medo e o mistério envolto ao amor.

    Belíssimo texto.

    Adorei o teu blog Arianne. A Gabriela te indicou e eu vim aqui conhecer. Sou muito curioso sabe? E não me arrependi. Aqui é tudo muito lindo. Letras intensas, cheias de significado. Já te favoritei. Se quiser conhecer o meu blog, deixo o convite.

    http://elosnohorizonte.blogspot.com.br/

    Um beijo! Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário lindo, Alexandre! Fico imensamente feliz por sua visita e por gostar do meu cantinho! Estarei indo visitá-lo, sim. Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  10. Olha, lendo esse teu texto eu me lembrei de uns tempos atrás quando passei por uma situação parecida. Mas hoje vejo que foi melhor assim, que estou bem melhor hoje do que se tivesse continuado com uma história que, no fundo, não iria me fazer feliz.

    Aaah, olhei teu blog no da Gabriela Freitas, numa postagem que ela te citou e falou muito bem daqui, aí deu uma vontade enooorme de vir "marocar" e comprovar o que ela estava dizendo, e não é que é verdade. Percebi que tu tens uma maneira muito clara e envolvente de escrever, a gente começa a ler e não quer mais parar. Gostei muito daqui e de hoje em diante vou acompanhar. :) Seguindo já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo saber que outras pessoas se identificam com o texto, mostra que não estou tão sozinha nisso tudo. Ahh, A Gabi é um amor. Obrigada por ter vindo até aqui para conferir tudo isso, viu?

      Pode acompanhar com todo prazer!

      Excluir
  11. Tenho esse defeito ou qualidade de ser transparente também e nem todo mundo aceita ou entende isso.
    Mas pense por outro lado, se tivesse continuado do jeito que estava, tu não estaria feliz, foi melhor assim. Deus escreve certo por linhas tortas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre quis dizer tantas coisas antes dela ter partido, mas não conseguir dizer, hoje a ausência dela me perturba e eu escrevo mais e mais. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Nati. :c Tenho esse medo também... De ficar calada e deixar a pessoa passar. Mas é que sempre espero um sinal para investir. Talvez, ele já tenha dado o sinal há muito tempo e eu nem me toquei. Acho que devemos arriscar.

      Excluir
  13. Adoro esse tipo de texto. Ser como é, simples e complicada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Humildemente me imagine aplaudindo-a de pé!
    Simplesmente demais!

    ResponderExcluir
  15. Não há outra palavra para descrever seu texto além de sentimento! Mas realmente, só ficam as pessoas que tem paciência, que são sábias e livres de preconceitos emocionais. Beiijooos

    ResponderExcluir
  16. Sempre admirei o mistério, principalmente o meu. Gosto de manter algumas palavras intocadas, alguns sentimentos não revelados. É importante, para mim, jamais oferecer todas as minhas nuances para a mesma pessoa, no mesmo momento, no mesmo clima. Vivo nas entrelinhas.

    ResponderExcluir
  17. Oi então, tô passando em todos os blogs do grupo do DDQ, para conhece-los e ver os mais legais pra eu sempre tá lendo. E também claro gostaria que visita-se o meu

    http://www.estilodegarota.com

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  18. Nossa, acho que isso descreve algo que eu precisava ouvir. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.

Numa dessas prévias de carnaval

           O dengo dela era farsa. Tudo o que eu descobri foi um sorriso de criança que se apaixonava pelos motivos errados. Amiga dos meus amigos, minha amante nas drogas. Não sei ao certo a idade que ela tinha, mas vendo pelo lado da sua irresponsabilidade e da depressão escondida por trás daquela máscara, eu arrisco uns 20. Morena, uns 1,60 de altura, leve como uma pluma (uns 44 kilos) e olhos que me revelavam tudo e ao mesmo tempo nada. Olhos que me inquietavam. Na verdade, sendo direto a esse ponto, seus olhos eram cor de mel. A encontrei quando estava sendo arrastado por um bloco e ela por outro - e, naquelas ruas do Recife, nos deparamos. Numa dessas prévias de carnaval, ela sorriu com cinismo e me puxou para o clima dela. Me fez dançar toda aquela tarde escaldante, e não cansei. Não cansei de estar perto daquela menina perdida e sem previsão de saída. Ela tinha toda aquela energia que me deixava com vontade de ficar. Uma personagem completamente perdida no mundo das fantas