Pular para o conteúdo principal

Numa dessas prévias de carnaval

Tumblr_lvuydc1yzz1qh5vieo1_500_large

           O dengo dela era farsa. Tudo o que eu descobri foi um sorriso de criança que se apaixonava pelos motivos errados. Amiga dos meus amigos, minha amante nas drogas. Não sei ao certo a idade que ela tinha, mas vendo pelo lado da sua irresponsabilidade e da depressão escondida por trás daquela máscara, eu arrisco uns 20. Morena, uns 1,60 de altura, leve como uma pluma (uns 44 kilos) e olhos que me revelavam tudo e ao mesmo tempo nada. Olhos que me inquietavam. Na verdade, sendo direto a esse ponto, seus olhos eram cor de mel. A encontrei quando estava sendo arrastado por um bloco e ela por outro - e, naquelas ruas do Recife, nos deparamos. Numa dessas prévias de carnaval, ela sorriu com cinismo e me puxou para o clima dela. Me fez dançar toda aquela tarde escaldante, e não cansei. Não cansei de estar perto daquela menina perdida e sem previsão de saída. Ela tinha toda aquela energia que me deixava com vontade de ficar. Uma personagem completamente perdida no mundo das fantasias. Hey, Vik, se você estiver lendo isso e esteja braba por estar contando sua pequena história em minha vida, fique mais ainda - suas fraquejas são minhas habilidades e você teve medo disso. Você tinha cheiro de saudade e big-big de menta. Tinha um gosto tão teu com recheio de chocolate. Você tinha sido meu presente surpresa desse carnaval.

                   - Você é um garoto esquisito! - ela comentava rindo e se jogando no meio do povo. Estava te estudando e em todas as provas tinha zero. Você, Vik, foi uma garota desconhecida que passou por mim e ficou. Quando você desapareceu em meio a multidão e voltou ao seu mundo de aventuras, eu imaginei como seria contigo no dia-a-dia. Como era a sua vida por trás daquela máscara barata da feira. Como seria se você fosse do mesmo bairro e nos encontrássemos todos os dias? Você teria a mesma energia? Você teria a mesma coragem de enfrentar multidões? Quem seria você? Me deixou nessa curiosidade. Lembro que descansávamos do bloco e rimos do cara  bêbado que nem sabia onde estava, rimos também quando outro cara passava por nós e escondia o anel no bolso e rimos mais um pouco, só que dessa vez mais tímidos, quando um casal se beijava em frente a uma câmera de tv. Como aqueles flashs de filmes de comédias românticas eu gravava cada momento seu: você sorrindo pra mim, você sorrindo para o nada, você fumando, você com um olhar perdido na multidão, você estando longe de mim e ao mesmo tempo pedindo a minha ajuda pra ficar, você me dizendo algo e eu não sabia o que aquilo queria dizer.

                 Corremos de mãos dadas. "Show de Lenine!!", você gritou. E cantamos alguma canção juntos e você foi permitindo aquele único abraço da noite. Você dançou, rodou, sorriu - outra vez. Chegou com aquele sorriso de menina e brincou com a sua máscara. Chegou mais perto de mim e me transmitiu uma mensagem que eu não consegui captar, e, você, cheirou/beijou meu rosto (seu perfume é tão marcante). E, como aquela lentidão dos cinemas você foi se afastando de mim com seus olhos entreabertos e logo cheios de vida. O que foi aquilo, Vik? O que você me disse que eu não consegui captar? Seus olhos me transmitiram sussurros impossíveis de traduzir. Assisti seu outro trago e me dizendo que iria comprar outra água para nós. E me deixou. Tudo bem, vou repetir essa cena que marcou de outra forma: Você prendeu minha atenção desde quando ficou brincando com a máscara e me encarando de uma forma sem igual, você me ganhou quando me beijou (senti aquela sua respiração) e eu não consegui me auto responder, você me ganhou e me deixei perder você.  Sua saída foi com um olhar de adeus. 
               
                  O show de Lenine acabou e me vi sozinho em meio aquela multidão eufórica. Eu sabia que você tinha fugido e encontrado outro mundo por aí. Talvez estivesse fumando para superar a dor. Vik, eu não sei como te descrever. Mas sinto falta de você aqui comigo. E, encostado nesses lugares que nunca sei qual é o nome direito, me vi pensando em onde estaria. Fechei meus olhos e...  - Hey, guri. Toma e quero um cigarro. Pensei que fosse ela, que fosse você, mas foi apenas um garoto desconhecido. Me deu aquele bilhete por um cigarro e me incentivou a escrever tudo isso que está escrito nesse texto. No bilhete tinha: "Você é um garoto esquisito! Estarei no próximo show. Quem sabe a gente se esbarra por aí?" E, não sei porque, imaginei você andando pelas ruas do Recife: "livre, solta", mesmo sempre estando presa em alguma situação. E essa situação sou eu no momento e eu a você. Estou terminando esse texto para tentar te encontrar. Dessa vez ninguém some. Ninguém fica sem a Vik.


Comentários

  1. Raphaella Alves10 fevereiro, 2013

    Que perfeito, a vontade que dá é ler sem parar.

    ResponderExcluir
  2. Adorei você escreve de uma forma que gruda o leitor.
    a vida é assim, tem pessoas que entram e saem da mesma forma que entrou e acabam nos marcando e virando nossos pensamentos.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber que vocês grudam. hahaha Então, Lola... Eu sou metade desses pensamentos.

      Excluir
  3. Gostei do fluxo da narrativa, me lembrou Terça-feira gorda, do Caio f. Também gosto dessa sensação de liberdade que a literatura nos oferece. E o interessante é que, seu texto, no momento em que nos apresenta a festa, a folia, a paixão, também nós lembra a inquietude que é ser jovem e querer viver tudo de uma vez só. A irresponsabilidade e a depressão dos 20 ocupando mais espaço que a máscara do carnaval. O desfecho me surpreendeu. Amores de carnaval geralmente terminam quando o batuque para, mas esse, parece que não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra ter lembrado "Terça-feira gorda, do CFA". Obrigada pelo lindo comentário, Jeff. (:

      Excluir
  4. Que doce, que leve!
    Que torcida pra que o moço esquisito encontre a Vik novamente!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. ameeeeeeeeeeeei seu blog! eu tenho um e gostaria muito que você seguisse ! caso você siga comenta lá no blog, porque gostaria muito de fazer parceria !
    esse é o link - http://papodabru.blogspot.com.br/ - bjs ;*

    ResponderExcluir
  6. Você escreve maravilhosamente bem, comecei a ler e me senti preza aos fatos, as palavras, me senti sendo empurrada e levada pela multidão dos blocos de carnaval. Nossa, senti a emoção que você quis passar com o texto, me senti literalmente arrebatada. Parabéns, não tenho mais palavras para descrever como me senti ao ler seu texto. Também me senti um pouco Vik e um pouco o garoto estranho. Senti como se de alguma forma eu tivesse participado dessa história.

    Leitura deliciosa UAL!

    www.eraoutravezamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu não tenho palavras para agradecer o comentário. Sempre fico embaraçada com essas coisas, mas só sei que tudo isso me incentiva bastante! Receber esse carinho é maravilhoso, de verdade.

      ^^

      Excluir
  7. Não somos jamais os mesmos, talvez a história pode ser outra...

    ResponderExcluir
  8. Que texto/história mais linda, você escreve bem demaaais, amei a forma como escreveu, tudo *0*
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  9. Hey, vários textos por aqui, gosto de leituras curtinhas e envolventes como essa :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Muito boa leitura... Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Ah, falar que você escreve bem já não é novidade. Adoro seus contos, me envolve muito. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que amor esse comentário. Obrigada pelo carinho, Thay.

      Excluir
  12. Ameei *u* Muito lindo mesmo! Escreve super bem viu?

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.