Pular para o conteúdo principal

30days: 24. O meu amigo imaginário

Imagine uma garota de oito anos de idade pedalando o mais rápido possível por uma estrada de barro e que, apenas por três longos segundos, avistasse um garoto sentado abaixo daquela árvore do final da rua. Ela não para de pedalar, segue o seu destino, mas não deixa de reparar naqueles olhos baixos e, aparentemente, tristes. O seu aniversário de nove anos estava chegando e esse detalhe do garoto não seria tão importante se ela não o visse na sua festa de aniversário: ele está distante das pessoas e sentando. Outra vez, eu digo, seus olhos estavam expressivamente tristes. A garota foi até lá para tirar essa sua curiosidade mórbida: quem era ele? Ao sentar-se ao seu lado e perguntar o nome dele, ela recebera apenas uma troca de olhares sem nenhum significado. Depois de um tempo sem resposta, a moça desistiu e resolveu voltar a festa para sentir novamente aquela atmosfera de alegria que as pessoas passavam. 


Quase em outra dimensão, a garota que agora tinha nove anos abriu os braços no meio daquela sala. Disse que aquele dia era o mais feliz de toda vida e que nem os brigadeiros superavam a delícia do dia. Mas essa garota, senhores, ainda não percebia que algumas pessoas ela enxergava naquela sala e outras apenas ela enxergava. Naquele momento poderia ser citado várias teorias, escolhi algumas para vocês: 1) A garota tinha uma mente tão fértil que cabia outro mundo dentro dela e que ninguém se importava. 2) Ela tinha uma conexão tão forte entre as coisas tão delicadas que algumas pessoas poderiam classificá-las como bruxaria e que um exorcismo poderia fazer bem. 3) Ela vivia entre dois mundos e ainda pensava que era apenas um. O fato, senhores, é que ela acreditava em todas essas teorias e não se importava com o que aconteceria. Contudo, o fato dela acreditar não implica dela saber que existia. É como ela acreditar em tudo o que sua mãe lhe dizia, mas não saber se de fato existe. 

Eram dez e meia da manhã quando sua mãe disse que tudo bem, ela poderia dar mais uma volta no quarteirão. Estava pedalando no mesmo ritmo daquele dia que encontrou aquele garoto como olhos baixos e tristes - aquela árvore agora estava sozinha e resolveu espiar um pouco, mesmo não tendo a certeza que encontraria alguma coisa. Se assustou quando viu o nome dela gravado naquela árvore. "Pensei que você não viria" disse aquele mesmo garoto que não abrira a boca no seu aniversário. "Você me assustou" olhos arregalados. "Me desculpe, você quer conversar?" e ela respondeu que sim. Em exatamente trinta minutos ela tinha dito tudo sobre sua vida - sua vida era cheio de atividade de casa, treinos de ballet e que adorava fazer novos amigos.

"Eu posso ser o seu amigo?" "Claro! Quer conhecer minha mãe?" "Ela não gostaria muito de mim" "Por quê?" "Por que nem todo mundo pode me ver e isso assusta" "Mas você não me assusta" "Eu te assustei de início"  "Por que você não falou comigo na festa?" "Não queria que perguntassem quem eu era" "Por que você tava com um olhar tão triste?" "Eu era sua parte esquecida" "Não entendo" "O que você ver quando se olha no espelho?" "Eu me vejo" "O que você viu quando se viu ao espelho hoje de manhã?" "Eu me vi" "Tem certeza?" "Sim, mas eu quis chorar e mamãe perguntou o porquê" "E você sabia o por quê?" "Eu não tenho amigos" "Eu posso ser o seu amigo?" "Eu já te disse que sim" "Você não me parece tão certa" "Eu estou certa" "Eu vou te levar um presente hoje" "Qual presente?" "Quando voltar para sua casa se olha no espelho de novo" "Por quê?" "Não vai te custar nada" "Tá bom" "Quer ouvir uma piada?" "Não gosto de piadas..." "Ok" "Ok".

Então, meus caros senhores, ela correu para o espelho da sala e procurou alguma coisa. Procurou tanto que se cansou. Talvez eu esteja procurando errado, pensou. Parou de frente e se olhou dentro do próprio espelho. Se olhando pelo espelho tentou se olhar dentro do reflexo que lhe via. Sorriu ao ver que não estava sozinha. "Eu não sabia que sua casa era dentro do espelho" "Eu não moro aqui" "Não?" "Não, eu moro dentro de você" "Mas isso não pode. Dentro de mim já tem dono que sou eu também, sou dona de dentro de mim e não cabe você". "A medida que você for crescendo, eu crescerei. A medida que você não tiver mais respostas tão boas, eu também não terei. E quando você não se reconhecer dentro do espelho e pensar que é outra pessoa, saberá que aquilo ali ainda é você."

"Qual é o seu nome?" "Por que não me dar um?" 
"Ok, Frederico que não tem casa e que quer roubar a minha."
"Vamos conversar todas as noites?" "Sim, até você acreditar".

Depois de algumas noites as pessoas se esquecem do que falam e ela deixou algumas noites passarem também.




30 dias de escrita, dia 24 - "Escreva algo infantil baseado em experiências da sua infância"

Comentários

  1. "http://eppifania.blogspot.com.br/2013/05/24-o-meu-amigo-imaginario.html#comment-form" o meu amigo imaginário via @ariannebc

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tive um amigo imaginário de verdade. Tentei por várias vezes ter um, mas parece que eles não gostavam suficiente de mim para ficar kkkk

    Identidade Aleatória
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Que pena, Andressa. Adorei essa experiência com o meu 'amigo imaginário'. hahha

      Excluir
  3. Pena que perdemos a essência da infância, a gostosura de ter a inocência quando criança, pena que crescemos... Beijos

    Mundo de Nati
    @meuamorpravoce

    ResponderExcluir
  4. É preciso ficar em paz com os "eus" que ficam pelo caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, o problema é perder o caminho deles e não conseguir ter essa paz.

      Excluir
  5. Enquanto acreditar, serás feliz.
    Essa é o grande poder, presente em nós, o de sonharmos e realizar. A infinidade da alegria está presente na nossa capacidade de enxergar.

    Belo!

    ResponderExcluir
  6. Que lindo, eu sempre tive amigos imaginários quando criança, e esse texto me fez parar e me lembrar daquela época...

    http://moda-teensworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei seu texto... Ja tive varios amigos imaginarios mais as minhas preferidas eram a Laura e Carol... Elas eram bem amigas apesar de elas não se gostarem rsrs

    ResponderExcluir
  8. Seus textos são emocionantes, Arianne! Sempre me deixam reflexiva... rs

    Beijinhos

    www.burguesinhas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sempre tive amigos imaginários. Se duvidar tenho até hoje. Não tenho certeza se é por isso, mas eu como sou filha única e sempre tive que brincar sozinha sentia falta de alguém para brincar e conversar, talvez por esse motivo tenha criado personagens para a minha vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.

Numa dessas prévias de carnaval

           O dengo dela era farsa. Tudo o que eu descobri foi um sorriso de criança que se apaixonava pelos motivos errados. Amiga dos meus amigos, minha amante nas drogas. Não sei ao certo a idade que ela tinha, mas vendo pelo lado da sua irresponsabilidade e da depressão escondida por trás daquela máscara, eu arrisco uns 20. Morena, uns 1,60 de altura, leve como uma pluma (uns 44 kilos) e olhos que me revelavam tudo e ao mesmo tempo nada. Olhos que me inquietavam. Na verdade, sendo direto a esse ponto, seus olhos eram cor de mel. A encontrei quando estava sendo arrastado por um bloco e ela por outro - e, naquelas ruas do Recife, nos deparamos. Numa dessas prévias de carnaval, ela sorriu com cinismo e me puxou para o clima dela. Me fez dançar toda aquela tarde escaldante, e não cansei. Não cansei de estar perto daquela menina perdida e sem previsão de saída. Ela tinha toda aquela energia que me deixava com vontade de ficar. Uma personagem completamente perdida no mundo das fantas