Pular para o conteúdo principal

30days: 14. Tenta se amar mais um pouquinho





Ela fechou a porta e deixou para trás uma noite de lua cheia. Não conseguiu entrar no seu quarto, não conseguiu sair do primeiro passo – ela apenas cedeu ao chão gélido e se derramou aos pensamentos que tentou esquecer durante dias. Aquela garota sabia que tinha que reerguer a cabeça, saber seguir em frente, conhecer outros caminhos do mundo e, o essencial de tudo, apostar na felicidade. Suspirou firme, última cartada. Levantou com coragem, mesmo com todas as imperfeições, sentiu que era a hora da mudança – seu próprio socorro era a si mesmo. O quarto não estava muito longe, mais alguns passos e se jogaria na cama com um sorriso no rosto. Sorriso? Sorriso do doce recomeço. Mas daí ela olha justamente para aquele lugar que ninguém jamais olharia: aquela caixinha esquecida na estante. Malditos objetos que nos trazem esses pensamentos. Por que não os joga fora ou simplesmente os trata apenas como objetos? Não os trate como algo que causará esse turbilhão de sentimentos. Tire esse poder deles, dê o poder a você.

Os segundos se tornam minutos e assim por diante, sente uma vontade louca de abrir e se deixar fantasiar por tudo que foi mágico. Mas o que aconteceria depois? Muitas coisas. Seus pensamentos voaram pela janela. Seja forte, menina. O que te impede? Não deixa que essas dores ocupem todo o espaço. Não deixa que essas dores te impeça de ser uma menina feliz. Não tire o seu encanto sobre as pessoas, elas não tem culpa da tua dor de agora. Vai perder a vontade amar de novo por conta de uma escolha ruim? Pensa bem. Vai se arriscar a uma vida infeliz (é, infeliz, porque ninguém é completamente feliz com um lado escuro no coração) por conta de um não? De novo, pensa bem. Vai que não foi uma escolha tão ruim assim? A gente precisa de experiência nessa vida, menina. A gente precisa quebrar a cara mesmo para começar a dar a valor àquelas pessoas que sempre estão lá, sem estão dispostas a nos ceder um abraço apertado.

Aquele vizinho que escuta música, é ele mesmo, ele não tem culpa se você está sofrendo por um amor que se perdeu. A sua mãe te avisou sobre o risco e mesmo assim você quis errar sozinha porque queria aprender com os próprios erros. Aprendeu? Só sente dor não é verdade? Mas isso passa. Tudo isso aqui passa, menina. Tuas amigas te contaram que ele sempre ficará nos teus pensamentos e quando for lembrar serão lembranças de dor. Deixa elas. Deixa estar. Tenta se amar mais um pouquinho e experimenta dessa sensação. É maravilhosa. Já tentou colocar aquela sua música favorita e dançar que nem uma sem juízo de frente ao espelho? Não? Tenta. Já fiz isso e me cansei de tanto rir. Me fez bem.

Você sabe que tem que reerguer a cabeça. Sabia que ficar guardando dor causa doença? Ela tem um nome complicado, mas ainda é doença. Causa dor-aguda-masoquista aquela pessoa que não quer mais vencer e se permite sofrer por algo. É hora de colorir a sua vida. Se encontrar de frente ao espelho, enxugar as lágrimas de tristeza e chorar de rir, encontrar aquela sua amiga e ouvir os problemas dela também, descobrir um hobby, pedalar toda a avenida, curtir uma festa dentro de si, gritar até ficar sem voz, se permitir amar novamente - e não digo amar para se tornar um relacionamento, mas amar as pessoas todos os dias. Você, eu, todos nós tem algo em particular e que nos tornam únicos. Você é única, seu sorriso é único, seu andar é único. 

A gente passa todos os dias por um mar de evolução dentro da gente e fora também. Não retroceda, avance. Avançar é bem mais divertido do que por no repeat aquilo que já te causou mal. Aquilo que já te causou dor é como óleo, não se dá com água nem com sua provável felicidade. 

E sabe por quê? Porque a gente tem que se permitir primeiro, antes que coloquemos essa expectativa em alguém. Permitir que alguém encontre nossa própria bagunça é um tiro no escuro. Arrume-se primeiro e vá.




30 dias de escrita, dia 14 (Use elementos de fantasia)

Comentários

  1. Tatyane Melo14 maio, 2013

    Que lindeza!!! Amei cada pedacinho desse texto. Posso levar pra mim?

    ResponderExcluir
  2. Somos afobadas demais para dar um passo de cada vez, trocamos os pés pelas mãos e queremos que dê tudo certo. Só errando para aprender, chorando mesmo. Beijos

    Mundo de Nati
    @meuamorpravoce

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus! Sem palavras para dizer. Simplesmente digo-lhe minha querida, que possuístes um poderoso dom, doado à poucos. O dom de criar coisas mágicas!

    ADOREI!

    ACESSO PERMITIDO. *-*

    ResponderExcluir
  4. Acompanho seus textos e eles estão cada dia melhores. Aparece lá:
    http://vilarejoliterario.blogspot.com/
    https://www.facebook.com/pages/Vilarejo-Liter%C3%A1rio/435311026551623?fref=ts
    Seguindo ...me segue e curte tbm.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Dançar em frente ao espelho e morrer de rir, ouvir uma música animada e com uma tradução boba, olhar além de mim, me permitir deixar de lado a janela que fechou e ir para outra varanda com vista mais ampla, a dor permeia a nossa vida e é algo inevitável, mas isso não significa que seja permanente, como você mesma disse no texto, tudo isso passa, aqui nós nada somos apenas estamos.

    Mais um texto lindo, cada dia com uma surpresa mais linda que a outra, a senhorita está de parabéns pelo talento. Obrigada por compartilhar isso com a gente, faz o meu dia mais feliz vir aqui e poder te ler, dessa forma tão única.


    Beijão, Arih.
    www.eraoutravezamor.blogspot.com | www.semprovas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto e tem muitas pessoas que não esta nem ai para si mesmo, gostei do trecho final: Porque a gente tem que se permitir primeiro, antes que coloquemos essa expectativa em alguém. Permitir que alguém encontre nossa própria bagunça é um tiro no escuro. Arrume-se primeiro e vá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.

As minhas aventuras com Eduardo Galeano l Resenha #01

Memorizar datas sempre é uma tarefa difícil para mim, por isso que eu não quero arriscar uma data específica do dia que conheci, de fato, o escritor Eduardo Galeano. Chuto dizer que o conheci em meados de 2010, e o lugar do encontro não poderia ter sido melhor: numa biblioteca pública do estado de Pernambuco, localizada no centro da cidade do Recife. Foi através de um amigo que pude conhecer Galeano e os seus infinitos abraços através de grandes histórias.   Uruguaio, Eduardo Galeano (1940-2015) traz em seus textos uma mistura de inquietações que nos são poeticamente compartilhadas. A beleza, a emoção e o sofrimento sendo descritas em poucas linhas e que nos transbordam com reflexões. A minha primeira leitura de Galeano foi “O Livro dos Abraços”, da editora L&PM, com tradução do Eric Nepomuceno. E, segundo o tradutor, Galeano foi o único escritor a revisar com ele todas as linhas das obras traduzidas antes de serem oficialmente publicadas no Brasil. Isso mostra o carinh