Pular para o conteúdo principal

Quase duas décadas


É engraçado olhar para trás e sentir que você só mudou por dentro, depois de tantas experiências que teve que passar e seguir em frente - também é engraçado saber que dá pra esconder tudo isso dentro de um sorriso, mesmo que dure por segundos, a defesa é invencível, todos acreditam que você realmente esteja feliz. Aprendi nesses anos (se passaram tão rápido) que nem todos querem saber como realmente você está.

Tudo foi se tornando tão mais claro e tão sensível, mas sensível do que aquele fora que levamos ou aquele fracasso da adolescência. Sim, estou relembrando de quantos temporais em copo d'água eu criei, de quantas folhas riscadas com o meu nome e o do rapaz eu desperdicei, de quantos sonhos foram deixados para trás porque pensei que nunca chegaria lá. Os filmes sempre são mais fáceis nessa hora. Mostram um começo sonhador, um meio difícil e um final com vitória.

E o que falar dos amores que se foram? Todos se tornaram parte de mim hoje. Aquele amor que não aconteceu, aquele amor passageiro, aquele amor tímido, aquele amor misturado com paixonites agudas, aquele amor que sempre fica com você, aquele amor que não cansa de ser lembrado, aquele amor pelo professor, aquele amor pelo rapaz desconhecido do ônibus, aquele amor correspondido que acabou sem doer e o outro que doeu. Tudo isso passa pela nossa vida.

Aquela frase "Tudo passa" se torna mais forte agora. Tudo isso passa, até aqueles momentos maravilhosos que imaginávamos lembrar todas as noites... Esse pensamento passa. Aí vem outro pensamento mais forte e quer superar o anterior, aí passa de novo. Parece um ciclo sem fim dentro da gente. Aprendi nesses quase vinte anos que realmente existe amor que supera o tempo e que fica guardado, mesmo que a gente nunca vá onde está guardado, ele continua ali - intacto e pronto para ser tocado de novo.

Também aprendi que existem amizades que superam barreiras e podem ser considerados como uma prévia de um relacionamento. Sempre tive o dom de enjoar das coisas e de algumas pessoas muito rápido, mas algumas delas, simplesmente, ficaram e se tornaram novidades todos os dias. Alguns sonhos ficaram apagados para deixar outros brilharem, um degrau foi voltado para estabelecer um encontro dentro de mim mesmo e, a maior descoberta de todos os tempos, é que a mamãe estava certa.

Mas a vida é feita assim, a maioria aposta em errar para aprender depois. Eu fui uma delas, ainda sou. 
Isso é o que continua dentro de nós, pelo menos até agora.

Comentários

  1. http://eppifania.blogspot.com.br/2013/06/quase-duas-decadas.html#comment-form via @ariannebc

    ResponderExcluir
  2. Olá Arianne
    A gente vai evoluindo com o passar dos anos né. Ainda mais quando podemos refletir melhor agora sobre atos e atitudes que tomamos lá atrás e que hoje, certamente não tomaríamos. Penso que faz parte do nosso crescimento. É procurar evoluir sempre, mesmo que para isso precisemos deixar alguma coisa pelo caminho.
    bjsss
    Fernando
    Blog Fernu Fala II
    Twitter @fernu

    Facebook - Blog Fernu Fala II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Fernando. Procurar evoluir sempre!

      Excluir
  3. Esse texto fala toda a verdade. A gente passa por tudo isso, e quando tenta explicar a alguém, esse diz que tudo isso é coisa da nossa cabeça, a situação é muito difícil, e nós passamos por tudo isso, firmes e fortes...
    http://moda-teensworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei os texto. Amo seu blog cara. Beijos, Andreza.

    http://glamourgirlsoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É, eu também aprendi que tem amor que supera o tempo... Tem coisa que marca a gente e fica pra sempre!

    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Amei o texto , mas sou até suspeita pra falar né , amo seu blog <3

    ResponderExcluir
  7. E como cantou o Cazuza tão sabiamente "O tempo não para, não para não" E é isso ai, os amores, as dores, as amizades e tudo isso passa, e ao passar nos forma. Dia desses descobri de que matéria nós somos feitos de que é feita a nossa identidade e tudo que somos, um homem sem memória não é muito, somos nós então feitos de memórias e no final das contas é tudo o que temos e teremos até o último suspiro.

    Mais um texto maravilhoso senhorita, Arih.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordando em gênero, número e grau! Adoro seus comentários. E, muito obrigada, May. ;)

      Excluir
  8. O melhor de ler seus textos, Ari, é que sempre parece que você está me descrevendo, contando minhas histórias. rsrs.


    Beijinhos

    www.burguesinhas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu também prefiro errar e aprender. Uma coisa que eu sempre falo, é melhor arriscar e se arrepender de ter arriscado, do que se arrepender de não ter arriscado.
    De: Adolescente Para: Adolescente

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto desses textos que rompem uma barreira e se tornam bem mais pessoais. Algo muito mais como um monologo seu que um texto em si. É bom também porque é fácil tomar posse dele.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal esse texto e não fala nada menos que a realidade, está é a vida!!
    bjs
    http://e-girlie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Acho que já devo ter te falado umas 162836 vezes que amo seus textos, mas é verdade, amo mesmo, são perfeitos, e vc sabe como passar o sentimento para quem esta lendo, continue escrevendo e mostrando aqui pra gente, é realmente ótimo ler coisas lindas e que nos traduzem, parabéns!


    http://escrevendodesejos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Não sei se já disso isso em algum post aqui, mas se não disse (oque eu já devia ter feito) vou dizer agora. Você escreve muito bem. Pronto. Agora, sobre o texto. Se tem uma frase que eu adquiri um tempo desses foi o "Tudo passa". Assim poupo sofrimentos inúteis, e acho que isso foi uma das minhas maiores aprendizagens. (Roberta)

    queridasepifanias.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. oiiiiiiiiiii!
    eu amo seus postes,mas tenho uma curiosidade,pq o nome do blog é eppfania?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, anônimo por esse carinho.
      "Então, por que "Eppifania"? Epifania significa, segundo Clarice Lispector, uma relação/algo sobrenatural/ o encaixe das coisas. Encontrei essa palavra lendo um dos livros da mesma e senti que aquela palavra era pra mim. Loucura, não? Loucura também é escrever e sou muito feliz por isso." Essa parte tem no sobre do blog e também senti que o significado da palavra tinha tudo a ver com o que eu sentia a escrever. ^^

      Excluir
  15. Essa parte aqui se encaixou perfeitamente em mi "É engraçado olhar para trás e sentir que você só mudou por dentro, depois de tantas experiências que teve que passar e seguir em frente - também é engraçado saber que dá pra esconder tudo isso dentro de um sorriso, mesmo que dure por segundos, a defesa é invencível, todos acreditam que você realmente esteja feliz. Aprendi nesses anos (se passaram tão rápido) que nem todos querem saber como realmente você está".

    Amei tudo aqui, beijos :*

    http://palavrasvoam1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Como você escreve bem Arianne! Adorei seu texto, a meneira como você utiliza as palavras é incrível (: Parabéns!

    Beijos ;**

    agarotadochapeuvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. caracaaaaaaaaaaaaaaaaa! só pelo destino encontrei esse blog e tipo assim amei <33 parabéns serio http://chaedesafetos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. O legal é a gente se encontrar com olhos mais sensíveis, adiante. A vida permite esses engrandecimentos proporcionados pelos encontros, pelos momentos, pelas emoções vividas. A gente cresce sem perceber, e quando menos espera nosso olhar está mais apurado o suficiente para enxergarmos nosso enriquecimento, nosso amadurecimento. Algumas coisas ficam, findam, mas se prevalecem é porque são reais. As cores de dentro firmam. A gente vive e erra, mas aprende.

    Lindo texto Ari!!

    Beijos!!!

    ps: tem texto novo. É de parceria. O próximo será contigo né? =D

    ResponderExcluir
  19. Arianne!


    Em primeiro, obrigada pela sua visita no meu blog e o comentário lindo e respeitoso. Volte sempre.

    Agora, que texto mais maduro e assertivo esse seu, emocionei aqui. Voltarei sempre.

    Os filmes sempre são mais fáceis nessa hora. Mostram um começo sonhador, um meio difícil e um final com vitória. - Muito, muito bom!


    Um beijo

    ResponderExcluir
  20. _Também aprendi que existem amizades que superam barreiras...Existem mesmo, temos amizades q superam expectativas e limites, elas vão além de qualquer espera, por isso gostei tanto do q vc escreveu e escreve, esta poetiza é mesmo um mimo, o tio Cstanha é um viciado neste cantinho, dxo pra vc linda bjos, bjos e bjossssssssssss

    ResponderExcluir
  21. Amei o texto. Ficou muito bom. Beijos, Andreza.

    http://glamourgirlsoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Amei seu texto, me vi dentro dele, e quem nunca fez tempestades em copos de água e quem nunca escreveu seu nome e de alguém em uma folha né? Saudade boa dessa época e confesso que até hoje ás vezes eu para escrever meu nome e o de alguém em uma folha para ver se combina.

    reticenciasdosdezoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Segunda vez que leio esse texto será porque? Meras lembranças? :o
    http://indirect-foryou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.

Numa dessas prévias de carnaval

           O dengo dela era farsa. Tudo o que eu descobri foi um sorriso de criança que se apaixonava pelos motivos errados. Amiga dos meus amigos, minha amante nas drogas. Não sei ao certo a idade que ela tinha, mas vendo pelo lado da sua irresponsabilidade e da depressão escondida por trás daquela máscara, eu arrisco uns 20. Morena, uns 1,60 de altura, leve como uma pluma (uns 44 kilos) e olhos que me revelavam tudo e ao mesmo tempo nada. Olhos que me inquietavam. Na verdade, sendo direto a esse ponto, seus olhos eram cor de mel. A encontrei quando estava sendo arrastado por um bloco e ela por outro - e, naquelas ruas do Recife, nos deparamos. Numa dessas prévias de carnaval, ela sorriu com cinismo e me puxou para o clima dela. Me fez dançar toda aquela tarde escaldante, e não cansei. Não cansei de estar perto daquela menina perdida e sem previsão de saída. Ela tinha toda aquela energia que me deixava com vontade de ficar. Uma personagem completamente perdida no mundo das fantas